Neto de Richard Wagner morre aos 90 anos de idade

BERLIM, 22 de março, 12h46 (Reuters Life!) - Wolfgang Wagner, neto do compositor alemão Richard Wagner que levou adiante o legado musical da família, morreu aos 90 anos de idade. Durante 57 anos, desde 1951, Wolfgang Wagner dirigiu o anual Festival de Bayreuth, no Estado meridional da Baviera. Inicialmente, trabalhou ao lado de seu irmão, Wieland Wagner, até a morte deste em 1966.

Reuters |

"Wolfgang Wagner dedicou a vida inteira ao legado de seu famoso avô", disse o festival em comunicado à imprensa após a morte de Wagner, no domingo.

Também conhecido como Festival Richard Wagner, o festival de Bayreuth data de 1876 e consiste em apresentações de óperas como "Tristão e Isolda", composta no século 19.

Realizado em julho e agosto de cada ano, o festival vem esgotando seus ingressos desde meados dos anos 1950. Os entusiastas da ópera às vezes precisam esperar até 10 anos para conseguir ingressos para o teatro Bayreuth Festspielhaus.

Wolfgang Wagner nasceu em 1919 em Bayreuth, Alemanha, terceiro filho de Siegfried e Winifred Wagner. Ele e seu irmão reativaram o Festival de Bayreuth em 1951, depois de um tribunal de guerra ter afastado Winifred, que era partidária do nazismo, de seu cargo de diretora.

Após a morte de seu irmão, Wagner continuou a administrar o festival, mas confiou a produção das óperas a vários diretores experimentais respeitados, fato que vem conseguindo manter o festival inovador ao longo dos anos.

Desde então, Wagner trabalhou com os diretores Goetz Friedrich, da Deutsche Oper Berlin, sir Peter Hall, da Royal Shakespeare Company, e Heiner Mueller, do Berliner Ensemble.

"Wolfgang Wagner viveu uma vida feliz e realizada que foi inseparável do Festival de Bayreuth. Sua morte nos entristece muito", disse à Reuters o porta-voz do festival, Peter Emmerich.

(Reportagem de Christopher Lawton)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG