Nascimento: estudo do trem-bala Rio-SP sai em outubro

O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, disse hoje que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deverá entregar ao governo em outubro os estudos referentes ao projeto de construção do trem-bala para ligar São Paulo ao Rio de Janeiro. Somente com esses estudos é que teremos importantes definições, como o traçado e o modelo do edital, afirmou Nascimento, que participou hoje de audiência pública na Comissão de Viação e Transporte da Câmara.

Agência Estado |

O ministro disse que a intenção do governo é licitar a obra no primeiro trimestre do próximo ano. Nesse leilão será definido o consórcio ou empresa que terá direito de construir e operar a linha.

Nascimento afirmou que o governo buscará empresas dispostas a transferir tecnologia ao Brasil. "Buscaremos transferência de tecnologia, até para que, no futuro, outras linhas de trem de alta velocidade possam ser viabilizadas", disse. Com relação às críticas de que o trem-bala Rio-São Paulo não seria viável, porque não teria público suficiente, Nascimento afirmou que os japoneses, por exemplo, que estão interessados no projeto, já construíram trens-bala ligando cidades bem menores do que Rio e São Paulo.

Nascimento também informou que na próxima segunda-feira irá ao Rio de Janeiro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assinar a ordem de serviço que permitirá o início das obras do Arco Rodoviário do Rio de Janeiro.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG