Não há registro de gripe suína no País, diz Ministério

O Ministério da Agricultura esclareceu hoje, em nota, que não há registro de gripe suína no Brasil e nenhuma restrição ao consumo da carne. O sistema de vigilância do serviço veterinário oficial do Brasil, incluindo a Vigilância Agropecuária em portos, aeroportos e postos de fronteira, está em alerta permanente.

Agência Estado |

Qualquer eventual alteração da situação sanitária animal no País será imediatamente comunicada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento", afirma a nota do Ministério, em razão dos registros de uma variante da gripe suína na América do Norte e Europa.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) antecipou para hoje uma reunião para discutir mudança no nível de alerta de risco de deflagração da gripe suína. O comitê examina se a OMS deverá elevar o grau de risco do potencial de a gripe se transformar em uma pandemia - epidemia generalizada - do atual nível três para o nível quatro, que indicaria um "aumento significativo no risco de uma pandemia". Ao menos 110 pessoas já morreram no México com suspeita de gripe suína. Hoje, a Espanha confirmou o primeiro caso de gripe suína na Europa. Vinte casos já foram confirmados nos Estados Unidos.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG