alimentos com índices inadequados de agrotóxicos é extremamente válido para monitorar a produção agrícola, mas ressalta que não pode servir para a população direcionar o consumo." / alimentos com índices inadequados de agrotóxicos é extremamente válido para monitorar a produção agrícola, mas ressalta que não pode servir para a população direcionar o consumo." /

Não é preciso mudar alimentação, diz médico sobre estudo da Anvisa

SÃO PAULO - O médico toxicologista Sérgio Graff, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) afirma que o estudo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/04/16/pimentao+lidera+uso+irregular+de+agrotoxico+diz+estudo+5563958.htmlalimentos com índices inadequados de agrotóxicos é extremamente válido para monitorar a produção agrícola, mas ressalta que não pode servir para a população direcionar o consumo.

Agência Estado |

Não significa que as pessoas devem parar de comer frutas ou as verduras estudadas. Não é preciso mudar o hábito alimentar.

Graff diz que as quantidades de agrotóxicos que chegam ao consumidor, ainda que em excesso, são insuficientes para provocar algum problema de saúde. É difícil evidenciar com segurança quais são os efeitos para o consumidor porque todos os estudos (feitos com animais) avaliam os riscos após longo período de exposição. No geral, as pesquisas simulam metade de uma vida.

Ainda assim, o ministro da Saúde José Gomes Temporão, que participou do evento de divulgação dos resultados, disse que suspendeu o consumo de pimentão ontem mesmo. Pimentão, adeus; arroz, feijão e banana, bem vindos, disse ele. Essa quantidade de agrotóxico é crime. Acho que já é um caso de polícia, afirmou o ministro.

Os produtos orgânicos são apontados como uma alternativa para fugir dos efeitos nocivos do agrotóxico, embora a população ainda tenha dúvida sobre origem desses produtos e eles sejam mais caros. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) criou o Selo Único do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica, que atesta a qualidade dos orgânicos.

Intoxicação

Outra forma para tentar reduzir o agrotóxico dos alimentos é lavá-los bem, descascá-los, quando possível, além de ferver os legumes. No caso das verduras, uma saída é dar preferência às folhas nos miolos dos maços. Altos níveis de agrotóxicos levam à intoxicação. Entre os sintomas estão respiração fraca, temperatura baixa e alterações no hálito. Em casos graves pode haver hemorragias, convulsões e alucinação. As informações são do "Jornal da Tarde".

Leia também:

Leia mais sobre: agrotóxicos

    Leia tudo sobre: anvisa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG