Músicos do Buena Vista Social Club tocam em SP

O saguão de um pequeno hotel no bairro de Pinheiros vê uma agitação diferente na manhã de segunda-feira. O sotaque latino e a grandiloquência nos gestos deixam claro que a trupe que acaba de chegar a São Paulo é de outras terras.

Agência Estado |

São 11 músicos vindos de Cuba, todos ligados ao internacionalmente famoso Buena Vista Social Club, projeto do músico Ry Cooder que trouxe a ilha de Fidel para o mapa da música mundial há 13 anos. Todos eles vão tocar hoje e amanhã no Grazie a Dio! - casa que completa dez anos -, levando agora o nome de Buena Vista Social Club Stars.

As oito horas de voo, mais uma conexão no Panamá, não desanimam os veteranos senhores do grupo. Sentados no sofá para um papo antes do café estão la baqueta de oro de Buena Vista Amadito Valdes, el rey de laúde Barbarito Torres e Tereza Garcia Caturla, a Tete. Os dois primeiros participaram do documentário do cineasta alemão Win Wenders, "Buena Vista Social Club", de 1999. "Eu estava em Havana gravando com o Ibrahim Ferrer, mas o Win Wenders não foi me procurar para o filme", reclama Tete.

O filme abriu as fronteiras de Cuba para o mundo. "Inclusive, Cuba foi descoberta para o turismo depois do filme", aponta Amadito. É a sexta vez que o baterista e percussionista vem ao País. Já Barbarito chega pela primeira vez ao País. "Nunca tinham me convidado antes", diverte-se. Mesmo assim, o violonista revela estar realizando um sonho. "Gosto muito do samba e conheço músicos como o Hamilton de Holanda, com quem troco músicas há muito tempo."

O espetáculo no palco do Grazie a Dio! será mais uma oportunidade de ver os sobreviventes do lendário projeto. Muitos deles, como Manuel Puntillita Licea, Compay Segundo, Rubén González, Ibrahim Ferrer e Pío Leyva já se foram. O que não tira o fôlego de quem ainda está na estrada: "A vida segue. As novas gerações estão tocando a música tradicional", fala Barbarito. O grupo tocará diferentes ritmos cubanos e pelo menos três temas que fizeram o Buena Vista ser reconhecido no mundo inteiro. "Um deles vai ser Dos Gardenias", adianta Amadito. As informações são do Jornal da Tarde.

Buena Vista Social Club Stars . Grazie a Dio!: Rua Girassol, 67, Vila Madalena. Tel. (011) 3031-6568. Hoje e amanhã, às 22h. Ingressos: R$ 120 (antecipado na bilheteria até as 18h) a R$ 150. www.grazieadio.com.br

    Leia tudo sobre: música

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG