Música venezuelana chega ao Brasil pelo Instituto Cervantes

BRASÍLIA ¿ O violão clássico e popular venezuelano chegou a Brasília pelas mãos do Instituto Cervantes, que apresentou hoje em seu auditório na capital um concerto do músico venezuelano Alirio Camacaro.

EFE |

O repertório do violonista incluiu obras do mestre venezuelano Antonio Lauro, assim como do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos e do espanhol Manuel de Falla.

Camacaro cursou estudos musicais na Universidade dos Andes e na Escola Superior de Música de Caracas e reside desde 1980 em Madri, onde também foi aluno do Real Conservatório Superior de Música.

O violonista venezuelano participou de festivais em diversos países da Europa e América, e se apresentou também no Japão, Taiwan e Coreia do Sul.

O concerto, organizado pelo Instituto Cervantes no marco de circuito "Guitarrísimo", foi precedido por uma conferência da venezuelana Alba Escalante, professora da instituição espanhola em Brasília, sobre as tradições musicais da Venezuela.

Escalante versou sobre o "mestiço" da música venezuelana e suas influências espanholas, africanas e indígenas e dedicou parte de sua exposição ao joropo, um ritmo folclórico de origem camponês que é considerado a essência da "música nacional" desse país.

    Leia tudo sobre: venezuela

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG