Museus famosos e desconhecidos abrigam obras de Andy Warhol

Museus famosos e desconhecidos abrigam obras de Andy Warhol Por Equipe AE São Paulo, 25 (AE) - Você certamente vai precisar de mais que 15 minutos para conseguir apreciar, ao vivo, as obras de Andy Warhol espalhadas por museus e galerias mundo afora. Do obrigatório MoMA, de Nova York, ao desconhecido Warhol City, na Eslováquia, de onde os pais dele emigraram no início do século 20.

Agência Estado |

No sábado passado, os trabalhos do maior expoente da pop art chegaram à Estação Pinacoteca de São Paulo com a mostra "Mr. America".

PITTSBURGH
warhol.org
Instalado na cidade natal do artista, o The Andy Warhol Museum reúne o maior número de suas obras. No acervo estão mais de 12 mil trabalhos, que incluem 8 mil pinturas, desenhos, filmes e memorabilia. É considerado o mais completo museu dedicado a um só artista em todo o mundo.

NOVA YORK 1
moma.org
É no MoMA que estão expostos alguns dos maiores ícones criados por Andy Warhol, como sua Marilyn Monroe em cores vibrantes (1967) e as latas de Campbell’s Soup (1969), entre outras dezenas de itens. Ao ver todos assim, juntos, você tem uma sensação que beira a incredulidade.

NOVA YORK 2
metmuseum.org
Um Mao Tsé-tung colorido e sorridente está entre as mais preciosas peças do acervo do Metropolitan Museum, além de diversos autorretratos de Andy Warhol - em desenhos, fotos, pinturas... O museu é obrigatório.

MEDZILABORCE, ESLOVÁQUIA
warholcity.com
O WarholCity fica a poucos quilômetros da vila onde os pais de Warhol moravam antes de se mudarem para os EUA. Depois do museu de Pittsburgh, é o que reúne maior número de obras. Exibe também itens criados pelo irmão e pelo sobrinho do artista.

LONDRES
tate.org.uk/modern
A Tate Modern, em Londres, exibe diversas obras de Warhol - entre elas, 126 pôsteres de todos os períodos de sua carreira, incluindo os filmes. Há, ainda, uma série de desenhos únicos.

SÃO PAULO
pinacoteca.org.br
Depois de passar por Bogotá (Colômbia) e Buenos Aires (Argentina), a exposição "Mr. America" traz para a Estação Pinacoteca, até 23 de maio, 169 obras do ícone da pop art. Organizada em parceria com o The Andy Warhol Museum, exibe também 44 de seus filmes.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG