Museus famosos e desconhecidos abrigam obras de Andy Warhol Por Equipe AE São Paulo, 25 (AE) - Você certamente vai precisar de mais que 15 minutos para conseguir apreciar, ao vivo, as obras de Andy Warhol espalhadas por museus e galerias mundo afora. Do obrigatório MoMA, de Nova York, ao desconhecido Warhol City, na Eslováquia, de onde os pais dele emigraram no início do século 20.

No sábado passado, os trabalhos do maior expoente da pop art chegaram à Estação Pinacoteca de São Paulo com a mostra "Mr. America".

PITTSBURGH
warhol.org
Instalado na cidade natal do artista, o The Andy Warhol Museum reúne o maior número de suas obras. No acervo estão mais de 12 mil trabalhos, que incluem 8 mil pinturas, desenhos, filmes e memorabilia. É considerado o mais completo museu dedicado a um só artista em todo o mundo.

NOVA YORK 1
moma.org
É no MoMA que estão expostos alguns dos maiores ícones criados por Andy Warhol, como sua Marilyn Monroe em cores vibrantes (1967) e as latas de Campbell’s Soup (1969), entre outras dezenas de itens. Ao ver todos assim, juntos, você tem uma sensação que beira a incredulidade.

NOVA YORK 2
metmuseum.org
Um Mao Tsé-tung colorido e sorridente está entre as mais preciosas peças do acervo do Metropolitan Museum, além de diversos autorretratos de Andy Warhol - em desenhos, fotos, pinturas... O museu é obrigatório.

MEDZILABORCE, ESLOVÁQUIA
warholcity.com
O WarholCity fica a poucos quilômetros da vila onde os pais de Warhol moravam antes de se mudarem para os EUA. Depois do museu de Pittsburgh, é o que reúne maior número de obras. Exibe também itens criados pelo irmão e pelo sobrinho do artista.

LONDRES
tate.org.uk/modern
A Tate Modern, em Londres, exibe diversas obras de Warhol - entre elas, 126 pôsteres de todos os períodos de sua carreira, incluindo os filmes. Há, ainda, uma série de desenhos únicos.

SÃO PAULO
pinacoteca.org.br
Depois de passar por Bogotá (Colômbia) e Buenos Aires (Argentina), a exposição "Mr. America" traz para a Estação Pinacoteca, até 23 de maio, 169 obras do ícone da pop art. Organizada em parceria com o The Andy Warhol Museum, exibe também 44 de seus filmes.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.