Museu virtual leva visitantes à era romana

A província de Nápoles e a cidade de Herculano inauguraram nesta quarta-feira um museu arqueológico virtual que recria em três dimensões as ruas e as construções da cidade na época de sua destruição pela erupção do Vesúvio, em 79 depois de Cristo.

AFP |

O novo museu, construído ao lado do famoso sítio arqueológico, dá aos visitantes a oportunidade de fazer um passeio de 1,2 km pela cidade, permitindo uma visita ao mercado ou a entrada em casas romanas em meio a "romanos" e "romanas" em três dimensões que conversam de maneira descontraída e cuidam de suas vidas.

O procedimento holográfico ultra-moderno à base de projetores tridimensionais foi instalado por uma empresa especializada e que é utilizado principalmente na Universidade de Pisa e pela montadora automobilística Fiat de Turim.

O percurso é personalizado para cada visitante por meio de um identificador que indica ao programa se se trata de um adulto ou de uma criança, de um italiano ou de um estrangeiro, e que se adapta para melhor recriar as imagens de uma cidade em plena atividade.

Após uma passagem pelas termas, o visitante é convidado a visitar uma perfumaria antiga onde são destilados os perfumes da época.

O prostíbulo com suas pinturas eróticas é uma das principais atrações do museu que, entretanto, será mantida invisível para as crianças, graças ao seu identificador.

pho-jflm/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG