Museu de Paris dedica pavilhão inteiro aos 80 anos de Serge Gainsbourg

PARIS ¿ A exposição ¿Gainsbourg 2008¿, em cartaz no museu do complexo Cité de la Musique (Cidade da Música), na capital francesa, reúne vídeos, fotos e objetos pessoais para relatar a vida do artista francês Serge Gainsbourg, que completaria 80 anos no mês de abril.

Alline Cury, de Paris |

Sensualidade fazia parte também
do ensaios fotográficos do artista

Foi com o apoio e consentimento da família e principalmente de Charlotte Gainsbourg, filha do cantor e compositor francês, que a exposição Gainsbourg 2008 foi idealizada e organizada em Paris. Após 17 anos de sua morte, esta é a primeira mostra em homenagem ao artista que, além da música, também dedicou sua carreira à pintura e ao cinema.

A exposição está dividida em quatro grandes períodos. De 1958 a 1965, é Período Azul, que relembra músicas como Le poinçonneur des Lilás e La Javanaise, interpretada pela cantora francesa Juliette Gréco.

Os Ídolos, de 1965 a 1969, ficou conhecido como o período iê-iê. Nessa época, o pop e rock inglês faziam um enorme sucesso entre os jovens.

A época A Decadência, de 1969 a 1979, ficou conhecida pelo escândalo internacional provocado pela divulgação da música Je taime moi non plus, gravada ao lado da namorada Jane Birkin. A sexualidade da canção era tão intensa ¿ alguns trechos simulam um orgasmo feminino ¿ que o compacto foi censurado, alvo de advertência do Vaticano e chegou até a ser proibido em alguns países.

Trilha sonora do filme "Slogan" (68),
no qual o cantor conheceu Birkin

O período Ecce Homo, de 1979 a 1991, mostra algumas de suas parcerias musicais, caso de Jimi Hendrix, The Wailers e David Bowie, entre outros. Gainsbourg morreu em março de 1991, devido a um ataque cardíaco, e está enterrado no famoso cemitério Montparnasse, em Paris.

Manuscritos e objetos pessoais do artista também podem ser vistos em uma enorme vitrine que ocupa uma parede inteira da exposição. A exposição Gainsbourg 2008 segue até 1º de março de 2009.



Assista ao vídeo com imagens da exposição:

Leia mais sobre: Serge Gainsbourg

    Leia tudo sobre: françaserge gainsbourg

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG