Museu de medicina da USP será reinaugurado na próxima sexta-feira

O Museu Histórico Prof. Carlos da Silva Lacaz da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) vai ser reinaugurado na próxima sexta-feira, às 11h30.

Agência Estado |

O espaço estava fechado para reformas, que começaram a ser implantadas dois anos atrás. A reabertura do museu vai contar com a presença do reitor da USP, João Grandino Rodas, e iniciará a nova fase com a exposição "Arnaldo Vieira de Carvalho e a Faculdade de Medicina: Práticas Médicas em São Paulo - 1888/1938". A mostra abrigará peças e documentos do século XIX, que pertencem ao acervo do Museu Histórico.

No evento também será lançado um livro com a memória da exposição, dos pesquisadores André Mota, coordenador do museu, e Maria Gabriela Marinho. Para eles, a criação do Museu História da FMUSP "o alinhou entre as primeiras experiências nacionais de museus dedicados integralmente à preservação da cultura material e imaterial relacionada ao campo médico. Em sua origem, apoiou-se em uma concepção do conhecimento histórico como sustentáculo de tradições".

O "Museu Histórico da Faculdade de Medicina" foi criado em 1977 e, em 1993, mudou a denominação para Museu Histórico "Prof. Carlos da Silva Lacaz" em homenagem a seu fundador e diretor vitalício até 2002, ano de seu falecimento. Lacaz foi secretário de Higiene e Saúde da Prefeitura de São Paulo (1971-1972).

AE

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG