Museu americano anuncia devolução de fragmento de afresco romano à Itália

O museu Getty de Los Angeles anunciou nesta terça-feira que devolverá à Itália no mês que vem um fragmento de afresco romano, parte de sua coleção de antiguidades, quase dois anos depois de ter encerrado uma disputa com Roma sobre itens de procedência duvidosa.

AFP |

A decisão de devolver o fragmento, que representa uma paisagem, "foi baseada em uma foto publicada recentemente, que havíamos visto há mais ou menos um ano, que mostrava outro afresco que estava para ser repatriado para a Itália por um colecionador particular", explicou Michael Brand, diretor do museu americano.

Segundo o Getty, a peça foi aquirida em 1996, mas ninguém jamais havia se dado conta sobre sua origem.

Em agosto de 2007, o museu Getty de Los Angeles anunciou a devolução de 40 valiosas obras de arte para a Itália, entre elas uma "Afrodite" do século V A.C., após a assinatura de um acordo com o ministério da Cultura italiano.

O museu de Los Angeles, fundado pelo magnata do petróleo J. Paul Getty, admitiu em setembro de 2005 que 82 peças de sua coleção, que contém milhares de objetos, foram adquiridas através de vendedores de reputação duvidosa.

pb/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG