Museu Albertina de Viena abre mostra de Paul Klee

VIENA, 8 MAI (ANSA) - Uma grande retrospectiva dedicada ao artista abstrato suíço Paul Klee (1879-1940) será aberta ao público a partir dessa sexta-feira no Museu Albertina de Viena, que recentemente recebeu uma doação de 67 obras do colecionador norte-americano de origem austríaca Carl Djierassi.

Agência Ansa |

"Klee é o artista da intimidade por excelência", disse nesta quinta-feira o diretor do Albertina, Klaus-Albrecht Schroeder, durante a coletiva de imprensa de apresentação da retrospectiva.

A mostra, onde estão expostas 151 obras de Klee, das quais 75 provenientes da coleção de Djierassi, subdivide-se em três partes principais.

"Pego uma linha e a levo para passear": esta famosa frase de Klee é o mote da sala dedicada aos seus desenhos, onde é possível ver suas figuras grotescas, seus cavalheiros, e também suas ilustrações de uma tradução alemã (lançada em 1920) do romance "Cândido", de Voltaire.

Um outro espaço é dedicado ao Klee pintor, após a descoberta definitiva da cor, durante sua famosa viagem em 1914 com dois amigos pintores, Louis Moilliet e August Macke, à Tunísia, de onde originaram aquarelas delicadíssimas de grande clareza e luminosidade.

A terceira parte da mostra é, por sua vez, dedicada à obra realizada por Klee nos últimos anos de sua vida em Berna, sua cidade natal para a qual voltou em 1933 - após anos na Alemanha, período em que foi professor do famoso instituto de arte de Bauhaus -, depois de ser qualificado pelos nazistas como um "artista degenerado".

"Tenho sentimentos muito mistos com relação à Viena, mas me sinto bem de ter dado essas obras ao Albertina", disse Carl Djerassi nesta quinta-feira.

O colecionador de arte e químico, atualmente com 85 anos, que se tornou famoso por inventar a pílula anticoncepcional e que agora doou metade de sua coleção à sua cidade natal, havia sido obrigado a emigrar para os Estados Unidos devido ao regime nazista. (ANSA)

    Leia tudo sobre: artes plásticas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG