Museu Afro Brasil abre mostra de Helena Dias Sardenberg

SÃO PAULO ¿ Será inaugurada hoje à noite no Museu Afro Brasil, em São Paulo, a primeira exposição da artista plástica contemporânea Helena Dias Sardenberg. Com curadoria de Emanoel Araujo, diretor do museu, a mostra, que vai até 20 de setembro, reúne 94 peças, sendo 42 telas e 52 almofadas.

Agência Estado |

As obras misturam técnicas de pintura em acrílico e a utilização de sedas centenárias e outros materiais em recortes e sobreposições.

Helena Dias Sardenberg nasceu em Espírito Santo, mas viveu muitos anos em Los Angeles (EUA) como estilista de moda, criando figurinos para cinema e televisão. Atualmente, ela vive no Brasil. Foi durante a temporada nos Estados Unidos, que a artista adquiriu antigos kimonos japoneses, um dos principais materiais que compõem suas telas.

Em 2004, a artista iniciou sua produção, primeiro executando o trabalho em almofadas. "Foi o fotógrafo Rômulo Fialdini que me aconselhou a levar minhas criações para as telas", relembra a artista. E assim ela o fez, e na maioria das vezes em telas de grandes dimensões.

Personagens da atualidade, como Dercy Gonçalves, Seu Jorge e Amy Winehouse, além do deserto californiano, o clima de Cannes e o convento da Penha, no Espírito Santo, são temas ou vivências que permeiam a obra da artista. Figuras eróticas, principalmente femininas, também têm grande espaço nas criações.

Exposição Helena Dias Sardenberg - Museu Afro Brasil. Parque Ibirapuera. Tel.: (11) 5579 0593. Coquetel de abertura: 06/08, às 19h. De 07/08 a 20/09. De terça a domingo, das 10h às 18h, entrada até as 17h. Entrada gratuita. www.museuafrobrasil.com.br .

    Leia tudo sobre: artes plásticas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG