PARANÁ - O município de General Carneiro, no sul do Paraná, a 366 quilômetros de Curitiba, registrou na madrugada desta quinta-feira, a temperatura mais baixa do ano em todo o País. Na estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura foi de zero grau Celsius (°C). Em Palmas, município vizinho, a temperatura foi de 1°C, com o registro de geadas.

O Instituto Tecnológico Simepar atribui as baixas temperaturas a uma massa de ar frio e seco que avança rapidamente sobre o Sul do Brasil. Com o predomínio de tempo seco, o sol deve aparecer ao longo de todo o dia e em alguns municípios a temperatura pode chegar perto de 30°C. Em Foz do Iguaçu, por exemplo, a temperatura prevista é de 28°C.

O calor e a ausência de chuvas mudam a paisagem da Cataratas do Iguaçu, que está há uma semana com a vazão abaixo do normal. Nesta quinta-feira, a vazão está em um terço do normal: estão passando 500 mil litros de água por segundo. Geralmente, a vazão é de 1,5 milhão litro por segundo.

A falta de chuvas no Estado, com mais intensidade entre os meses de março e abril, prejudicou também, segundo a Secretaria da Agricultura, a safrinha de grãos no Paraná. As lavouras de milho e feijão da segunda safra que estão sendo colhidas já apresentam redução de 600 mil toneladas em relação à expectativa inicial.

O último relatório do Departamento de Economia Rural (Deral) mostra as perdas já constatadas na primeira safra de verão e novas quebras de produção nas lavouras de milho e feijão da segunda safra, plantadas a partir do início deste ano.

De acordo com o Deral, com os prejuízos da safrinha, a produção total de grãos no Paraná na safra 2008/09, considerando as safras de verão e de inverno, deve apresentar uma perda de 19%. A produção de grãos, que atingiu 32,21 milhões de toneladas no ano passado, deve cair para 26,21 milhões de toneladas este ano. A previsão até agora é colher 6 milhões de toneladas de grãos a menos do que no ano passado.

Leia também:

Leia mais sobre: previsão do tempo

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.