Município catarinense tem 60 casas destruídas e suspende aulas

O município de Guaraciaba (SC), um dos atingidos pelo temporal na última segunda-feira registra até o momento 60 casas completamente destruídas pela chuvas e pelo vento, que chegaram a 100 quilômetros por hora na região. A prefeitura informou nesta quarta-feira que as aulas na cidade estão suspensas por tempo indeterminado.

Agência Brasil |

  • Tem mais informações? Mande para o Minha Notícia
  • Veja imagens da chuva em São Paulo
  • Sul e Sudeste deverão ter chuva nesta quarta-feira
  • Chuvas em São Paulo: bombeiros retomam buscas por crianças
  • Chuvas em Santa Catarina: sobe a 138 número de feridos

    AE
    Estragos causados no município de Guaraciaba, no extremo oeste de Santa Catarina, onde quatro pessoas morreram
    Estragos causados em Guaraciaba, em SC, onde quatro pessoas morreram

    A decisão se deve aos estragos nas próprias escolas e também ao difícil acesso de veículos, inclusive os que fazem o transporte escolar. A direção dos colégios pediu aos professores que, durante o período fora da sala de aula, se disponibilizem a ajudar as famílias atingidas pelo temporal.

    Os professores e as demais pessoas que quiserem atuar como voluntários devem procurar os centros de informações e apoio na prefeitura, no Corpo de Bombeiros, no Centro de Convivência dos Idosos ou no Ginásio de Linha Caravaggio, onde estão os desabrigados.

    Levantamento preliminar indica que a chuva prejudicou 170 famílias em Guaraciaba. Além das 70 casas completamente destruídas, 110 tiveram o telhado danificado. Além dos fortes ventos, o município registrou queda de granizo na última segunda-feira.

    Calamidade pública

    Na terça-feira, o prefeito da cidade, Ademir Zimmermann, decretou situação de calamidade pública. Ainda há pontos da cidade sem energia. A prefeitura informou que o governo de Santa Catarina já autorizou o município a adquirir medicamentos, colchões, lonas e produtos de primeira necessidade às famílias atingidas.

    O governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira, e representantes da Defesa Civil de Santa Catarina devem visitar Guaraciaba nesta quarta-feira.

    Doações

    Doações de roupas, calçados, cobertores, colchões e alimentos podem ser deixadas no Centro de Convivência dos Idosos, onde uma equipe realiza a triagem dos materiais. Quem não puder levar até o local pode ligar para os telefones (49) 3645-0785 ou (49) 3645-0122.

    A previsão para esta quarta-feira na Região Sul, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é de tempo nublado, com pancadas de chuvas, trovoadas e possibilidade de chuvas fortes em áreas isoladas. A Defesa Civil informou que deve continuar chovendo na região durante toda a semana.

    Chuva provoca morte e caos

  • Tornado deixa pelo menos dez mortos na Argentina
  • Vendavais danificam 1,5 mil casas no Rio Grande do Sul
  • Chuva de terça-feira é a maior já registrada em setembro

    • Leia tudo sobre: aulaschuvasanta catarina

      Notícias Relacionadas


        Mais destaques

        Destaques da home iG