Multidão dorme na rua logo após 1º noite em Salvador

Os bancos públicos da Praça do Campo Grande e do Farol da Barra amanheceram, hoje, ocupados por uma multidão que desistiu de voltar para casa, depois da primeira noite do carnaval de Salvador. Na praça, ainda houve quem montasse barracas de acampamento para descansar.

Agência Estado |

As imagens não chegam a ser novas, mas a data, sim. Em geral, a cena é vista nos últimos dias de festa.

A movimentação de pessoas na noite de quinta, geralmente a mais tranquila, surpreendeu até os organizadores da festa, principalmente no Circuito Dodô (Barra-Ondina). "Devemos ter algo com 30% mais pessoas do que na quinta-feira do ano passado", afirmou o organizador de um badalado camarote de Ondina, Danilo Reis.

"Estamos preparados para fazer o maior carnaval de todos os tempos", comemorou o prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro. A expectativa é que o movimento de pessoas cresça 20% na comparação com o ano passado.

A julgar pela primeira noite, a previsão deve se confirmar. Os blocos saíram todos cheios e a pipoca compareceu em peso à festa, ignorando a chuva que caiu durante quase a noite toda. Com a presença do público, os desfiles de bandas como Asa de Águia, Timbalada e Eva ficaram mais animados do que seria de se supor para a primeira apresentação na folia.

No Circuito Osmar (Campo Grande), o destaque foi a coroação do músico Pepeu Gomes como rei momo e o desfile dele, acompanhado por Armandinho, Aroldo, André e Betinho Macedo, filhos de Osmar, a bordo da primeira fobica - um Ford 1929 adaptado por Dodô e Osmar para ser um carro de som, dando origem aos trios elétricos -, instalada sobre um caminhão. Este ano, o carnaval de Salvador celebra os 60 anos da invenção.

Logo atrás, o tradicional Bloco da Camisinha reuniu cerca de 10 mil profissionais de saúde para celebrar seus 15 anos. A agremiação, conhecida por distribuir camisinhas a quem acompanha o desfile, foi comandada pela cantora Amanda Santiago - que desceu do trio para, sob muita chuva, se apresentar junto com os foliões.

Estreias

Durante a tarde de hoje, quando foi iniciado o segundo dia de desfiles de trios em Salvador - desta vez sob sol forte - a impressão de que o volume de pessoas é maior do que o registrado nos últimos anos foi mantida. A data marcou as estreias de diversas estrelas da axé music na festa deste ano, Chiclete com Banana, puxando o Nana Banana, que abriu a programação, e Ivete Sangalo, no comando do bloco Pra Ficar.

Mais tarde, Moraes Moreira, o primeiro cantor de trio elétrico, faria seu retorno ao carnaval de Salvador, depois de dez anos de ausência, junto com o filho, Davi Moraes. Ele comanda o bloco sem cordas Chame-Gente, criado para celebrar o aniversário do trio. Já no início da madrugada, a cantora Elza Soares comandaria outro trio sem cordas, patrocinado pelo governo baiano.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG