Mulheres sofrem mais com as dores

Mulheres sofrem mais com as dores Por Equipe AE São Paulo, 10 (AE) - As dores, segundo a Organização Mundial de Saúde, são responsáveis por 80% das consultas médicas. E a maior parte destes pacientes são mulheres.

Agência Estado |

"Embora sofram a maior parte das dores, as mulheres são mais resistentes do que os homens", explica o coordenador do Centro de Dor do Hospital 9 de Julho, Cláudio Fernandes Corrêa.

Mas, por que elas sentem mais dores? Não são apenas fatores genéticos e hormonais que levam aos ais e uis. Variáveis sociais e psicológicas também são responsáveis por este fato (a mulher sentir mais dor). "Culturalmente, os homens são educados a terem uma baixa expressividade ao estímulo doloroso", diz o médico psicoterapeuta do Centro Multidisciplinar de Dor do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, Augusto Figueiró. Que aliás, discorda de Corrêa quando o assunto é resistência à dor. Segundo Figueiró homens são, culturalmente, mais fortes.

Presidente da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED), Onofre Alves Neto insiste que um dos fatores agravantes é a grande diferença fisiológica, psicológica e comportamental entre os sexos masculino e feminino. "As mulheres geralmente estão mais expostas a trabalhos repetitivos e a tarefas domésticas que exigem grande esforço. Além disso, tendem a acumular grandes cargas emocionais, provocadas, principalmente, por alterações hormonais durante o ciclo menstrual. A exposição diária a este acúmulo de atividades desencadeia dores em diversos graus", afirma.

Importante é que toda pessoa saiba que a dor tem tratamento, baseado na conscientização sobre o problema, no uso de técnicas relaxantes, exercícios e medicamentos. Cada problema doloroso tem seu alívio específico.

Boxe 1: As dores mais prevalentes nas mulheres
1. Cefaléia
2. Fibromialgia
3. Cólica menstrual
4. Síndrome do túnel do carpo
(*) Outras patologias muito freqüentes são lombalgia, síndromes dolorosas miofasciais (muscular, concentrada na região da cintura para cima) e reumatológicas (artrites)

Boxe 2: O que trata as dores
- Educação: o que é a dor, o que a alivia e os tratamentos;
- Meios psíquicos: meditação, relaxamento, psicoterapia, etc;
- Meios físicos: fisioterapia, massagem, acupuntura, alongamento;
- Medicina clássica: remédios e cirurgias;

Boxe 3: Descubra os sintomas e possíveis causas das dores
- Se a dor causa perturbações visuais pode ser...enxaqueca;
- Se a dor começa no pescoço pode ser...cervicogênica (causadas por problemas no pescoço, nas vértebras superiores da coluna ou nos ombros);
- Se a dor tem curta duração, na testa, pode ser...um tipo de dor isolada ou um caso brando de sinusite;
- Se cafeína faz a for melhorar ou piorar, pode ser...provocada por tensão;
- Se remédios são tomados diariamente pode ser...cefaléia rebote, que na verdade é causada por remédios para dor de cabeça;
- Se a dor piora em chuva ou em tempo quentes, pode ser...que as mudanças climáticas funcionem como gatilhos de uma dor;
- Se gelo na testa proporciona algum alívio, pode ser...sinusite;

Fonte: ‘A Cura da Dor de Cabeça’

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG