Mulher chega em voo ao Rio de Janeiro com sintomas da gripe suína

RIO DE JANEIRO - Uma mulher idosa que vinha de Miami (Estados Unidos) no voo 8057 da TAM apresentou os sintomas da gripe suína após sentir-se mal e foi encaminhada para exames.

Agência Estado |

De acordo com passageiros que desembarcaram no terminal 2 no aeroporto internacional Tom Jobim (Galeão), agentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já esperavam pela mulher no momento do desembarque. A idosa foi encaminhada para a Fiocruz, onde fará exames.

As pessoas que ocuparam assentos próximos à idosa serão monitoradas nos próximos dias. O iatista Torben Grael, que retornava de uma regata em Boston, também nos Estados Unidos, no mesmo voo, estava preocupado. "Ela passou mal durante todo o voo, e se for confirmado o diagnóstico de gripe suína a chance de ela ter contaminado outras pessoas é grande", afirmou Grael. Os passageiros afirmaram que não foram distribuídas máscaras durante o voo.

Até o momento, 12 pessoas estão em observação no País com suspeita de gripe suína. No mundo, a doença já teve casos confirmados em sete países: México, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Reino Unido, Nova Zelândia e Israel. No México, foco da doença, 152 pessoas morreram com suspeita da gripe.

Nesta segunda, a Organização Mundial de Saúde (OMS) elevou para 4 o nível de alerta por conta da doença. Caso atinja os níveis 5 e 6 de alerta, a doença passa a ser considerada uma pandemia, ou epidemia generalizada.

Aeroportos fazem prevenção de voos vindos do México


Gripe Suína no Brasil:

Entenda a gripe suína:

Leia também:

Leia mais sobre: gripe suína

    Leia tudo sobre: gripe suína

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG