Muita chuva e ventania no R. Grande do Sul

Várias regiões do Rio Grande do Sul voltaram a registrar fortes rajadas de ventos e grandes volumes de chuva entre a noite de ontem e a manhã deste sábado.

Climatempo |

Em Passo Fundo (Planalto),as rajadas chegaram a 82 km/h entre 22h e 23h de ontem. Em São José dos Ausentes (Serra), uma rajada de vento chegou a 85 km/h há1 hora da madrugada de hoje. Estas intensidades foram registradas nas estações meteorológicas automáticas operadas pelo Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia. O relevo elevado do Planalto e da Serra do Estado ajudaram a intensificar o vento. A ventania e a chuva foram provocadas por nuvens pesadas que desde o fim da tarde de ontem voltaram a se formar sobre o Rio Grande do Sul, associadas a formação de um ciclone extratropical. A chuva caiu pesada e em pouco tempo,em várias localidades, especialmente do do norte e nordeste do Estado. Em Porto Alegre, choveu cerca de 26 mm entre 22h e 5 h de hoje. A cidade de Soledade acumulou perto de 41 mm enre 19h de ontem e 7 horas de hoje. A chuva caiu fote em várias áreas da Serra Gaúcha. De acordo com as medições do Inmet, choveu cerca de 26 mm em Lagoa Vermelha e em Vacaria,mas entre meia-noite e 7 horas. Bento Gonçalves acumulou 54 mm também entre meia-noite e 7 horas deste sábado. Em São José dos Ausentes choveu cerca de 24 mm da meia-noite até a 7 horas de hoje, mas quase todaa chuva, 19,6 mm caiu em apenas 2 horas.

As imagens de satélite captadas por volta das 7h40 da manhã mostravam que as nuvens pesadas já estavam concentradas só no leste do Rio Grande do Sul, cobrindo o litoral, a Serra, a região das Lagoas dos Patos e Mirim e também a Grande Porto Alegre. A tendência é de que a chuva diminua até o fim da manhã. Mas com a organização do ciclone extratropical, fortes rajadas de vento ainda serão observadas no decorrer deste sábado, inclusive em Porto Alegre.

Depois da chuva e da ventania, os gaúchos devem se preparar para um domingo frio. Aliás, a noite e hoje já será fria,pois uma nova massa polar avança sobre o Estado.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG