alerta absoluto com gripe suína - Brasil - iG" /

Múcio: País está em alerta absoluto com gripe suína

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, participou hoje da reunião de coordenação política com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), para falar sobre a Influenza A (H1N1), a chamada gripe suína. Segundo o ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, durante o encontro o ministro Temporão disse que a situação no Brasil está sob controle.

Agência Estado |

Múcio afirmou, no entanto, que "o País está em alerta absoluto" e o ministro Temporão relatou as medidas tomadas pelo governo para evitar que a doença se espalhe pelo País.

Segundo Múcio, o presidente Lula autorizou o ministro da Saúde a continuar fazendo alertas à população com relação aos países que têm grande número de casos da doença. Hoje, já são 122 países afetados. Recentemente, Temporão recomendou à população que evitasse viagens ao Chile e à Argentina em razão do grande número de casos de gripe A nesses países. De acordo com Múcio, durante a reunião, comentou-se também o primeiro caso de morte no Brasil em razão da gripe, o do caminhoneiro Vanderlei Vial, de 29 anos, que esteve na Argentina a trabalho e morreu no Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo (RS).

O Brasil tem hoje 627 casos confirmados de gripe suína e esse foi o primeiro óbito. Segundo Múcio, Temporão lembrou que, no caso do caminhoneiro, ele passou 10 dias na Argentina com os sintomas sem se submeter a tratamento, o que pode ter agravado o estado de saúde dele. Múcio informou ainda que Temporão vai se reunir amanhã com líderes de partidos políticos, mas não informou o motivo do encontro. Além disso, o Ministério da Saúde deve soltar nova nota hoje sobre as providências que estão sendo tomadas com relação à gripe A.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG