em fase de superação - Brasil - iG" /

Múcio: Lula vê crise no Senado em fase de superação

O ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, disse hoje que, na avaliação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de todo o governo, a crise envolvendo o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AL), está em fase de superação. Segundo Múcio, a avaliação sobre a situação do Senado e da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras foi feita rapidamente no início da reunião ministerial de hoje pelo titular da Secretaria de Comunicação, Franklin Martins.

Agência Estado |

"A CPI da Petrobras terá de ser instalada. Temos de respeitar a vontade do Senado e o governo sempre trabalhou assim", disse Múcio.

Questionado se a decisão de Sarney de cancelar os chamados atos secretos melhora a relação do Senado com o Executivo, Múcio respondeu que a relação sempre foi boa. "Entendemos que o Senado vai superar esse momento de dificuldade e os próprios senadores querem isso", afirmou. Segundo Múcio, Franklin Martins destacou, em sua exposição, que as relações do Executivo com a Câmara e o Senado devem respeitar a independência das Casas.

Três dos 35 ministros presentes reunião ministerial de hoje na Granja do Torto, em Brasília, estão sendo representados por interinos: Nelson Jobim (Defesa) e Fernando Haddad (Educação) estão em Paris, na França, e Celso Amorim (Relações Exteriores), em Portugal. Porém, os ministros de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, e da Cultura, Juca Ferreira, ficaram de fora. O ministro de Ciência e Tecnologia não participa do encontro porque está em Manaus, para a 61ª edição da reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que debate o papel da ciência para o desenvolvimento da Amazônia.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG