Pilotos do Legacy ganham mais uma semana para apresentar defesa

Paladino e Lepore, envolvidos no acidente que matou 154 pessoas em um voo da Gol em 2006, vão enviar documentos dos EUA

Helson França, iG Mato Grosso |

A defesa dos pilotos norte-americanos Jan Paul Paladino e Joseph Lepore ganhou mais uma semana, contada a partir desta segunda (14), para entregar à Justiça os depoimentos das testemunhas  - que residem nos Estados Unidos. Os dois, processados pela Justiça Federal brasileira pela acusação de “atentado contra a segurança do transporte aéreo”, foram responsáveis por conduzir o jato Legacy que se chocou com o boeing da empresa Gol em dezembro de 2006, resultando na morte de 154 pessoas - todas passageiras do avião da Gol.

Inicialmente, o prazo para as declarações serem entregues se encerraria hoje, mas a defesa alegou necessitar de mais tempo para concluir as traduções das testemunhas dos pilotos. O argumento foi atendido pelo juiz federal de Mato Grosso, Murilo Mendes, que responde pela vara de Sinop (a 500 quilômetros de Cuiabá). Caso os depoimentos não sejam entregues dentro do prazo, Mendes pode considerar que houve desistência da defesa.

As nove testemunhas prestariam depoimento no consulado brasileiro em Washington e seriam ouvidas simultaneamente pelo juiz Mendes por meio de videoconferência. A defesa, no entanto, questionou o método e o magistrado autorizou que as testemunhas escrevessem as considerações e as encaminhassem à Justiça brasileira.

O caso

A tragédia ocorreu no dia 29 de setembro de 2006, no espaço aéreo de Mato Grosso. Segundo as investigações, Paladino e Lepore teriam deixado de adotar certas medidas de segurança como, por exemplo, ligar o transponder (sistema que previne colisões aéreas). Os destroços do boeing foram encontrados um dia depois do acidente, numa área de floresta amazônica, na Serra do Cachimbo, localizada no norte de Mato Grosso.

    Leia tudo sobre: LegacyMato Grossovol 1907acidente

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG