Governador pede que mídia não fale sobre atraso em obras da Copa

Para Silval Barbosa, de Mato Grosso, notícias sobre problemas atrapalham a relação entre o Estado e a Fifa

Helson França, iG Mato Grosso |

O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), pediu para a imprensa do Estado ignorar os atrasos nas obras para a Copa do Mundo de 2014 e evitar divulgar notícias negativas sobre os preparativos do Estado para o evento.

Segundo Silval, cada vez que isso acontece à imagem da capital Cuiabá fica prejudicada e o governo precisa se justificar à Fifa, atrapalhando a relação entre o Estado e a responsável pela Copa. “A imprensa tem que ser nossa parceira. É preciso ter cautela. Quero pedir ajuda, pois cada notícia ruim sobre a Copa pega mal se chega à Fifa”, afirmou.

O presidente do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT), Téo Meneses, classificou como absurda a declaração de Silval. “Independente de ajudar ou atrapalhar o governo, a imprensa tem que cumprir o seu papel, que é de mostrar a realidade”, ressaltou. Além disso, segundo Téo, o apelo do governador é preocupante, pois contribui para que se crie uma inversão de ordem, “como se quisessem jogar para a imprensa a culpa de um eventual fracasso, ao invés de assumirem as responsabilidades”, frisou.

Até o momento, de todas as obras previstas na capital, somente uma saiu do papel: a construção da Arena Pantanal, local onde acontecerão os jogos.

De acordo com o presidente da Agência Estadual da Copa (Agecopa), Éder Moraes, dentro de 60 dias as obras para melhorar o transporte público vão começar. Um dos entraves são as desapropriações que deverão ser feitas, por volta de 1.200. O objetivo é entregar as obras até o final de 2013.

As obras no aeroporto deveriam ter começado em dezembro do ano passado, mas a Infraero rescindiu o contrato com a empresa escolhida para executar o serviço, “devido ao descumprimento do prazo e abandono dos trabalhos”. No último dia 22, a Infraero lançou edital para contratação da empresa que fornecerá a instalação do espaço para desembarque no terminal. A ampliação total do aeroporto foi orçada em R$ 87,5 milhões.

    Leia tudo sobre: Silval BarbosaMato GrossoCopa 2014

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG