MST ocupa pela segunda vez engenho em Pernambuco

Sob o comando de mulheres, o Movimento dos Sem Terra (MST) ocupou hoje pela segunda vez o Engenho Manguinhos, no município de São José da Coroa Grande, no litoral sul pernambucano. Elas cobram desapropriação da terra, que reivindicam desde 1998, e denunciam a impunidade no caso da morte de Josuel Fernandes da Silva, sem-terra morto em dezembro de 2004, no local, supostamente por seguranças da propriedade.

Agência Estado |

As sem-terra denunciam que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) já fez duas vistorias e até hoje não deu encaminhamento ao processo de desapropriação. A ação faz parte da jornada iniciada pela Via Campesina - que engloba movimentos pela terra - como forma de marcar o dia internacional da mulher, comemorado no domingo.

O chefe da Divisão de Obtenção de Terras do Incra, Carlos Eduardo Costa Lopes, considerou que a nova ocupação deverá prejudicar o andamento que visa à desapropriação. Segundo ele, o proprietário terá argumento - com base na medida provisória (MP) que impede vistoria em terras ocupadas - para se negar a assinar notificação visando uma nova vistoria da propriedade. Ele confirmou que as vistorias feitas anteriormente indicaram que a terra é improdutiva, mas o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) colocou obstáculos à desapropriação.

Em uma reunião, há 15 dias, na sede do Incra, com o líder estadual do MST, Jaime Amorim, e o superintendente regional do Ibama, João Arnaldo Novaes, ficou acertada a realização de uma nova vistoria no Engenho Manguinhos, que tem área total de 1,2 mil hectares, para se definir exatamente a área de preservação ambiental e os parâmetros para a desapropriação. O engenho pertence à Usina Central Barreiros, falida. Outros quatro engenhos da usina foram desapropriados e assentamentos de sem-terra instalados. O Manguinhos ficou pendente pela questão ambiental.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG