Tamanho do texto

A Fazenda Mato Grosso, em Boa Viagem, a 234 quilômetros de Fortaleza, foi ocupada por 60 famílias ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A ação integra o Abril Vermelho.

De acordo com Francisco Antônio Pereira, o Toninho, da direção nacional do MST, outras ocupações ocorrerão no Ceará ao longo deste mês. A Fazenda Mato Grosso tem área registrada de 889 hectares. Foi decretada pela Presidência da República para fins de reforma agrária no dia 5 de outubro do ano passado. "Mas até agora o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) não realizou o processo de assentamento", diz o representante do MST.

O imóvel possui quatro açudes, dois depósitos e duas casas de alvenaria. A área tem potencial, segundo o Incra, para a pecuária extensiva de médio e grande porte e para a plantação de milho, feijão e algodão. Além de maior agilidade no processo de regulamentação da terra, os sem-terra querem lona e cestas básicas. Ainda hoje, os manifestantes têm um encontro com técnicos do Incra, no qual será apresentada a pauta de reivindicações. Segundo Toninho, ao todo, cerca de 1.600 pessoas estão em 22 acampamentos no Estado esperando pelo documento de emissão de posse da terra.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.