MST e Via Campesina fazem mobilização de 11 dias em Brasília

BRASÍLIA - Cerca de 3 mil integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e da Via Campesina participam, a partir desta segunda-feira, de um acampamento em frente ao Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Eles se reúnem até dia 21 de agosto para discutir a questão da reforma agrária no País.

Camila Campanerut, repórter em Brasília |

Os temas principais abordados no seminário de debates se referem ao assentamento imediato de 90 mil famílias em todo o Brasil; à atualização dos índices de produtividade rural (os últimos são da década de 1970) realizados pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e, por último, à liberação do governo de uma verba de R$ 800 milhões.

Agência Brasil
Trabalhadores e trabalhadoras rurais do MST e da Via Campesina acampados

Este dinheiro seria utilizado para a liberação de novas áreas para assentamento e assistência aos assentados sem infra-estrutura.

Segundo a organização do movimento, a área onde o grupo está acampado, em frente ao ginásio Mané Garrincha, foi negociada com governo do Distrito Federal. Há acompanhamento policial no local.

Estão programadas outras duas manifestações para os próximos dias. Uma será no dia 13, quinta-feira, e outra no dia 19, na quarta-feira da próxima semana. Ambas contam com o apoio de movimentos estudantis e sindicais. Ainda não há confirmação da participação de autoridades governamentais nas manifestações.

No dia 14 de agosto o ato será contra o desemprego e a crise e, no dia dia 19, o tema será a defesa do petróleo do pré sal.

Ainda nesta segunda-feira acontecem manifestações em pelo cinco Estados: São Paulo, Pará, Mato Grosso do Sul, Roraima e Pernambuco. Elas fazem parte da Jornada Nacional de Mobilização dos dois movimentos, que integram 23 Estados mais o Distrito Federal.

Leia mais sobre: reforma agrária  - MST

    Leia tudo sobre: manifestaçãomstreforma agráriavia campesina

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG