MP: tráfico ameaça famílias na remoção de favela em SP

Em um das áreas mais nobres da zona sul de São Paulo, bem ao lado da Ponte Octavio Frias de Oliveira e dos prédios envidraçados do Brooklin, traficantes vêm tentando impedir a reurbanização da Favela do Jardim Edite, usando de ameaças de morte e até de sequestros. Os crimes foram relatados à Promotoria de Habitação e Urbanismo do Ministério Público Estadual (MPE).

Agência Estado |

Para construir dois conjuntos habitacionais na área onde hoje está a favela, a Secretaria de Habitação (Sehab) precisa realocar, por 18 meses, 365 famílias em imóveis da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) no Campo Limpo, também na zona sul, conforme decisão judicial de abril de 2008. Mas os traficantes não querem sair de uma área nobre onde criaram um “drive-thru” de drogas - denunciado pelo Jornal da Tarde em abril de 2006 - bem conhecido pela classe média alta que frequenta a noite de Moema e do Itaim-Bibi.

A promotora Cláudia Beré decretou sigilo nas investigações para preservar os moradores. A Secretaria Municipal de Habitação, em nota oficial, confirmou as ameaças a “integrantes da equipe” que realizam a remoção. O trabalho de retirada das famílias já sofreu paralisação e foi retomado com apoio da Polícia Militar, após o sequestro de uma assistente social e de um líder comunitário - eles foram liberados sem ferimentos após sofrerem ameaças. As famílias que aceitaram a remoção temporária voltaram atrás.

Para a promotora, a mudança de opinião das famílias se deveu ao tráfico. “As famílias não mudaram de opinião, elas foram acuadas”, acredita. A Secretaria de Estado da Segurança Pública informou que mantém policiamento constante com viaturas da Força Tática e da Rocam. Quatro homens da PM a pé ficam na favela 24 horas por dia, segundo informou a assessoria. A secretaria, porém, diz não ter sido notificada sobre os casos de ameaças e de sequestros na região. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG