MP denuncia governador e senador de GO por fraude

O governador de Goiás, Alcides Rodrigues (PP), e o senador Marconi Perillo (PSDB-GO) foram denunciados pelo Ministério Público por formação de quadrilha, fraude processual e crime eleitoral. O processo tramita no Supremo Tribunal Federal desde o ano passado, depois das eleições de 2006, mas a denúncia só foi oferecida no dia 28 de março ao ministro que relata o caso, Ricardo Lewandowski.

Agência Estado |

No documento, o procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, diz que Alcides e Marconi Perillo "foram mentores e principais beneficiários de um esquema de captação ilícita de recursos, utilização de notas fiscais frias, pagamento de despesas de campanha por meio de laranjas e outras fraudes eleitorais".

A denúncia separa em três níveis a suposta quadrilha que teria sido montada pelos dois durante as campanhas de 2006. No primeiro patamar estão Marconi e Alcides, acusados de atuarem como autores intelectuais e principais beneficiários do esquema. "Tinham pleno domínio sobre os demais agentes e sabiam das fraudes eleitorais praticadas para regularizar as prestações de contas apresentadas à Justiça Eleitoral", diz o procurador.

No segundo nível estariam pessoas da confiança dos candidatos, cuja função seria gerenciar o suposto esquema. No terceiro nível estariam servidores públicos, empresários, pessoas contratadas para trabalhar nas campanhas dos dois e empregados dos partidos. Eles "concretizavam as fraudes eleitorais, manipulando dados e documentos contábeis, fornecendo notas fiscais frias", de acordo com o procurador.

Além desses crimes, o procurador adianta que identificou indícios de outras ilegalidades praticadas pelo senador Marconi Perillo que não guardam relação com as eleições de 2006. A denúncia entregue ao STF não descreve esses indícios, mas Antonio Fernando adianta que todos serão investigados e, por isso, podem resultar em novas denúncias contra o senador.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG