MP apura desvio de leite de escolas para porcos em SP

O Ministério Público investiga se o leite da merenda escolar de duas escolas de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, foi usado para alimentar porcos na chácara do ex-vereador Jair Afonso (PMDB). Dois inquéritos, um civil e outro policial, foram abertos hoje para apurar a denúncia, feita pelo ex-caseiro de Afonso, Nevito Santos.

Agência Estado |

Ele acusou o ex-vereador de desviar, desde 2007, de seis a oito litros do leite por semana para alimentar os porcos na chácara, em Cedral, cidade vizinha de Rio Preto. Santos entregou aos promotores cerca de 60 saquinhos de leite pasteurizado que teria sido dado aos porcos.

Afonso é coordenador da escola de educação infantil Augusta de Oliveira, creche que atende 185 crianças da zona norte de Rio Preto. Mas o leite também seria desviado de outra escola infantil, coordenada pela mulher de Afonso, cujo nome não foi divulgado. Segundo o promotor Sérgio Clementino, o leite seria doado às creches pelo programa Viva Leite, do Governo do Estado, e por um programa da Prefeitura de Rio Preto. Os inquéritos vão apurar suposto prejuízo aos cofres públicos e crimes de apropriação indébita e concussão. Clementino quer saber qual ligação do ex-vereador com a Prefeitura e se esta tinha controle do leite entregue às creches.

O ex-vereador Jair Afonso negou o desvio de leite. "Se eu paguei do meu próprio bolso as melhorias para a creche, como divisórias e equipamentos e pintura, por que desviaria saquinhos de leite?". Segundo ele, o ex-caseiro fez a denúncia porque não conseguiu receber R$ 34 mil que pedia de acerto trabalhista depois que foi mandado embora de sua chácara. "Ele nem era meu caseiro. Quando comprei o imóvel, há dois anos, ele pediu para ficar porque não tinha onde ir. Mas ele ofendeu minha mulher e eu pedi a ele para procurar outro lugar e ele ficou revoltado e decidiu me acionar na Justiça Trabalhista, mas perdeu a ação", declarou Afonso.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG