realizado o leilão da hidrelétrica de Belo Monte. O governo conseguiu, na manhã desta terça-feira, cassar a liminar da Justiça Federal do Pará, que suspendia a licitação." / realizado o leilão da hidrelétrica de Belo Monte. O governo conseguiu, na manhã desta terça-feira, cassar a liminar da Justiça Federal do Pará, que suspendia a licitação." /

Movimentos sociais se unem em ato contra Belo Monte

Cerca de 200 manifestantes de movimentos sociais chegaram em passeata nesta terça-feira à sede da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em Brasília, onde foi http://economia.ig.com.br/empresas/infraestrutura/leilao+de+belo+monte+e+encerrado+na+primeira+fase/n1237586440029.html target=_toprealizado o leilão da hidrelétrica de Belo Monte. O governo conseguiu, na manhã desta terça-feira, cassar a liminar da Justiça Federal do Pará, que suspendia a licitação.

iG São Paulo |

AE
Ativistas do Greenpeace acorrentados em frente ao prédio da Aneel
Ativistas do Greenpeace acorrentados em frente ao prédio da Aneel

Oficiais de Justiça notificaram os representantes dos movimentos por obstrução de acesso a prédio público. Segundo o coordenador de políticas públicas do Greenpeace, Nilo D'Ávila, na notificação está prevista uma multa de R$ 20 mil por hora de obstrução. Ele alega, no entanto, que o acesso ao prédio da Aneel continua permitido por uma entrada lateral.

Os manifestantes colocaram cerca de três toneladas de estrume em frente à entrada principal da Aneel. No topo do monte, foram colocadas duas placas com os dizeres "Belo Monte de... problemas" e "Belo Monte de m...". Segundo o Greenpeace, que participa do protesto, essa era "a única maneira de resumir, em uma imagem, a herança maldita que o governo Lula deixa para o país insistindo nessa obra".

Participam do protesto homens, mulheres e crianças do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), da Via Campesina, da Assembleia Popular, Conselho Indigenista Missionário (Cimi) entre outros, que vieram se juntar a ativistas do Greenpeace.

De acordo com o capitão Seixas, um dos responsáveis da Polícia Militar (PM) para garantir a segurança do leilão, há 350 homens protegendo a sede da Aneel. Quinze deles se posicionaram em frente à entrada principal do prédio.

AE
Manifestantes jogam cerca de 3 toneladas de estrume em frente a Aneel

Belém

Outros cerca de 500 manifestantes contrários à construção da usina  ocuparam nesta manhã uma das salas da administração da Eletronorte em Belém.

A sede continua funcionando normalmente porque ocupamos apenas a sala de reuniões. Nosso objetivo é entregar aos dirigentes da empresa [Eletronorte] um documento de repúdio à construção da Usina de Belo Monte, afirmou Rogério Hohn, um dos integrantes da Coordenação Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

Segundo ele, o texto é o mesmo entregue à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e pede o cancelamento imediato da licença prévia e do leilão. Hohn afirma que mais de 15 entidades participam da manifestação, e que o documento a ser entregue é assinado por 54 organizações nacionais e estrangeiras.

AE
Com cartazes e bandeiras, centenas se reúnem no DF para protestar


Clique aqui para ver o infográfico

Saiba mais

    Leia tudo sobre: belo monte

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG