Infraero divulgou nota atribuindo a falha em esteira que teria causado atrasos a funcionários da Gol." / Infraero divulgou nota atribuindo a falha em esteira que teria causado atrasos a funcionários da Gol." /

Movimento cai e atrasos diminuem em aeroportos do País

SÃO PAULO - A situação nos aeroportos do País melhorou durante a tarde deste domingo, segundo a Infraero. Durante a manhã, no entanto, os atrasos em voos puxaram para cima o índice de atrasos. A http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/12/21/infraero+atribui+falha+em+esteira+a+funcionarios+da+gol+3220949.htmlInfraero divulgou nota atribuindo a falha em esteira que teria causado atrasos a funcionários da Gol.

Redação com Agência Estado |

Acordo Ortográfico Às 18h, a Infraero registrava 4,1% de voos atrasados (50) e 2,9% cancelados (36). No intervalo entre 15h e 16h, os maiores índices de atrasos eram registrados em Teresina (PI) e Marabá (PA), com 33,3%.

AE
Cumbica na tarde de domingo
Cumbica na tarde de domingo
Nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo, e Galeão, no Rio de Janeiro, o número de atrasos era inferior a 5%. No Santos Dumont, também no Rio de Janeiro, não havia registro de atraso nesse período.

Aeroportos no sábado

A tranquilidade dos aeroportos na tarde de hoje contrasta com a situação vista ontem, quando os atrasos chegaram a superar a marca de 40% dos vôos. Desde o início deste domingo, a Infraero já registrou o atraso de 230 vôos, ou 22,3% das 1.030 operações realizadas até as 16 horas. Em Guarulhos, 54 vôos saíram depois da hora marcada. O total de vôos cancelados no País desde zero hora chega a 27, ou 2,6% do total. Chuvas fortes no Norte e Nordeste do País e um problema operacional nas companhias Gol e Varig causaram os atrasos.

No aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília, o mais afetado no sábado (às 17 horas de ontem, 75,9% dos vôos apontavam atrasos), a situação está um pouco melhor hoje. Dos 70 voos previstos, 24 sofreram atrasos entre zero hora e 15h, o que corresponde a 34,3% do total.

No Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, o índice ainda é elevado. Dos 143 voos programados, 48 atrasaram (33,6%). Em Congonhas, oito dos 87 voos previstos atrasaram (9,2%). No Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão-RJ), 20 dos 80 voos sofreram atrasos (25%).

De acordo com a assessoria de imprensa da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), as empresas aéreas ainda estão se adaptando ao fluxo intenso de voos nas férias de verão.

AE

Movimento no check-in da Gol em Guarulhos

Problemas

Em nota à imprensa, a companhia aérea Gol informou que o atraso de cerca de uma hora ocorrido nos primeiros voos da manhã deste domingo foi provocado por uma falha na conexão entre duas operadoras de telecomunicações que prestam serviços à empresa.

A falha deixou inoperante o sistema de atendimento aos passageiros em algumas posições de check-in no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP). A ocorrência de um defeito nas esteiras de bagagens do terminal da Infraero contribuiu com a demora, segundo a Gol.

A companhia ressaltou que o sistema de atendimento foi normalizado por volta das 9h e que a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) já está consertando as esteiras de bagagens.

A Gol também informou que os atrasos registrados ontem foram provocados por uma falha em seu sistema automático de controle de despachos. Segundo a empresa aérea, o problema foi solucionado ontem mesmo.

Veja também:

  • Operação Feliz 2009 começa nesta sexta nos aeroportos

    Leia mais sobre: aeroportos

    • Leia tudo sobre: aeroportos

      Notícias Relacionadas


        Mais destaques

        Destaques da home iG