Movimentação em aeroportos será 13,6% maior do que em 2010

Segundo a Infraero, cerca de 16 milhões de pessoas devem passar pelos aeroportos brasileiros neste mês. Em 2010, passaram 14 milhões

iG São Paulo |

A movimentação nos aeroportos do Brasil neste mês deve ser de cerca de 16 milhões de passageiros, de acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Com isso, há um aumento de 13,6% em relação ao mesmo mês do ano passado: em dezembro de 2010, cerca de 14 milhões de pessoas passaram pelos aeroportos brasileiros.

Possível greve: Funcionários de aeroportos marcam protesto e ameaçam parar no fim do ano

Ao mesmo tempo em que o movimento aumenta, funcionários de aeroportos podem entrar em greve, por tempo indeterminado , a partir das 23h da próxima quinta-feira (22). Aeroviários e aeronautas pedem reajuste salarial desde meados de outubro, mas ainda não entraram em acordo com as empresas.

Distância entre aviões

No início de dezembro, a Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero) anunciou a redução do espaço entre aeronaves no espaço aéreo como parte de um pacote que visa melhorar a situação dos aeroportos no fim do ano. Para possibilitar um maior número de aeronaves em voo, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) implantou, em 20 de outubro, um novo sistema de rotas aéreas, que permite a redução do espaço entre as aerovias, de 10 milhas náuticas (18,5 quilômetros) para 5 milhas (9,2 km).

Além disso, foi firmado compromisso com as companhias aéreas para a redução do tempo de espera de check-in e de restituição de bagagens. A prática do overbooking está proibida e as empresas devem manter aeronaves reservas durante os horários de pico.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG