Motoristas de ônibus anunciam greve para segunda-feira

SÃO PAULO - Os trabalhadores do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Urbano Rodoviário (Sindimotoristas) de São Paulo decidiram, em assembléia, na terça-feira, entrar em greve a partir da meia-noite da próxima segunda-feira. Os trabalhadores pedem ajuste de 5,9%, em relação à inflação, e aumento real de 5% nos pagamentos. A paralisação pode atingir 30 empresas de ônibus que atuam na capital paulista.

Redação |

A proposta feita pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT), e encaminhada ao Sindimotoristas, é de aumento de 7% e participação nos lucros da empresa de R$400,00 para os motoristas e R$250,00 para os cobradores.

Os trabalhadores realizaram protestos às 15h da terça-feira, no viaduto do Chá, em frente a Prefeitura de São Paulo. Segundo a assessoria do Sindimotoristas, o prefeito Gilberto Kassab não quis receber os manifestantes, que realizaram uma assembléia e decidiram pela greve de 100% da frota na cidade de São Paulo.

A assessoria informa que o Sindicato dos Motoristas não acha a proposta do TRT suficiente. Os motoristas de ônibus afirmaram, em nota à imprensa, que estão irredutíveis nos seguintes pontos, além dos citados acima: plano de saúde de qualidade, cesta básica com produtos de primeira qualidade, fim das multas do Resam, pagamento da participação nos lucros da empresa, fim da jornada flexível de trabalho, folga dupla do setor de manutenção, renovação das cláusulas de saúde e segurança do trabalho e cursos de qualificação profissional pelo Instituto Resgate.

O TRT e o Sindicato das Empresas de Ônibus (SP Urbanus) encaminharam uma proposta ao Sindimotoristas e deve haver uma audiência nesta quinta-feira. O SP Urbanos afirma, através de sua assessoria, que vai aguardar as decisões da audiência.

A próxima assembléia dos trabalhadores acontece na sexta-feira, às 16h, para mobilização dos trabalhadores para a greve.

Leia também:

Leia mais sobre: greve - ônibus

    Leia tudo sobre: grevemotoristatransporte

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG