O Palácio do Horto, localizado no Horto Florestal, região norte da cidade de São Paulo, exibe até o dia 17 de janeiro o presépio equatoriano El Pase del Nino, além de representações mexicana, chilena e peruana. Confeccionado em palha de milho amarelada, o artefato vindo do Equador reúne 37 peças e conta com os principais personagens natalinos.

As peças foram feitas na Província de Azuay e fazem parte de uma celebração religiosa que leva o mesmo nome do presépio. O grande dia da festa acontece na véspera do Natal. Durante a comemoração, crianças vestidas como personagens bíblicos passeiam em procissão pelas ruas.

O presépio, que pertence ao acervo do Memorial da América Latina, está exposto junto com exemplares produzidos em argila pintada, papel machê e terracota, originários da América Latina. As obras são de artistas e artesãos do Chile, México e Peru. "Essas peças não cumprem apenas uma função religiosa, mas também mostram o contexto cultural e social dos seus povos", explica a curadora do acervo dos palácios, Ana Cristina Carvalho. Para quem planeja passear no Horto nos próximos dias, vale ressaltar que a mostra não fecha nos feriados.

Concerto na Estação da Luz

A Estação da Luz, da CPTM, oferece hoje um concerto com tradicionais canções natalinas. A atração conta com um coro de 30 pessoas, incluindo cantores líricos, acompanhados por uma orquestra ao vivo, composta por outras 30 pessoas. O músicos tocarão violinos, violas, violoncelos, trombones, trompetes, clarinetes, flautas e contrabaixo. O concerto ainda terá apresentações dos solistas Daniel Umbelino, Demétrio Montealegre, Márcia Umbelino e Suellen Francis. Todos fazem parte da Escola Municipal de Música de Ribeirão Pires. Hoje, às 19h30. Grátis. Livre. As informações são do Jornal da Tarde.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.