Festival do Rio, a atual produção cinematográfica brasileira também comparece com força na programação. Entre os filmes confirmados na 33ª edição, que acontece de 23 de outubro a 05 de novembro na capital paulista, estão os dois longas brasileiros que participaram do Festival de Veneza deste ano: ¿Insolação¿, de Felipe Hirsch e Daniela Thomas, e ¿Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo¿, de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes." / Festival do Rio, a atual produção cinematográfica brasileira também comparece com força na programação. Entre os filmes confirmados na 33ª edição, que acontece de 23 de outubro a 05 de novembro na capital paulista, estão os dois longas brasileiros que participaram do Festival de Veneza deste ano: ¿Insolação¿, de Felipe Hirsch e Daniela Thomas, e ¿Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo¿, de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes." /

Mostra de São Paulo anuncia longas brasileiros na programação; veja o cartaz

SÃO PAULO ¿ As novidades internacionais podem ser o forte da Mostra Internacional de São Paulo, mas, assim como no http://ultimosegundo.ig.com.br/festivaldorio/Festival do Rio, a atual produção cinematográfica brasileira também comparece com força na programação. Entre os filmes confirmados na 33ª edição, que acontece de 23 de outubro a 05 de novembro na capital paulista, estão os dois longas brasileiros que participaram do Festival de Veneza deste ano: ¿Insolação¿, de Felipe Hirsch e Daniela Thomas, e ¿Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo¿, de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes.

Redação |

Outras novidades são "Hotel Atlântico", novo trabalho da diretora Suzana Amaral, que integra o júri da mostra competitiva; Cabeça a Prêmio, estreia na direção do ator Marco Ricca; e Natimorto, de Paulo Machline, protagonizado por Loureço Mutarelli, autor do livro que deu origem ao filme. Entre os documentários, destaque para dois longas de Nelson Hoineff: Alô, Alô, Terezinha!, sobre o apresentador Chacrinha, e Caro Francis, revisão da trajetória do jornalista Paulo Francis.

O tradicional cartaz da Mostra, que nas últimas edições vinha sendo produzido por cineastas convidados, este ano foi desenhado pela dupla de grafiteiros Os Gêmeos, formada pelos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo. Confira abaixo a arte do pôster, em primeira mão no iG :

Divulgação

Cartaz da 33ª edição da Mostra Internacional de São Paulo, produzido por Os Gêmeos

O filme escolhido para abrir o evento, um dos mais tradicionais eventos de cinema do Brasil, é "À Procura de Eric", do britânico Ken Loach, um dos destaques do Festival de Cannes deste ano. O longa vencedor do festival francês, "A Fita Branca", de Michael Haneke, também está na programação da Mostra.

Outros destaques são "Aconteceu em Woodstock", de diretor Ang Lee; "Les Herbes Folles", do veterano francês Alain Resnais; "O Imaginário do Doutor Parnassus", dirigido por Terry Gilliam e estrelado por Heath Ledger; "Carmel", do israelense Amos Gittai; e "O Fantástico Senhor Raposo", primeira animação do cineasta Wes Anderson.

Haverá ainda retrospectivas dedicadas ao diretor grego Theo Angeopoulos e ao cineasta e produtor italiano Gian Vittorio Baldi, um panorama do cinema sueco com obras de Jan Troell e Hasse Ekman e uma homenagem à atriz francesa Fanny Ardant, que estará em São Paulo.

Divulgação

Júlio Andrade e Mariana Ximenes em cena de "Hotel Atlântico", de Suzana Amaral

Veja a lista de longas brasileiros confirmados na 33ª Mostra:

Pixo, de João Wainer, Toberto T. Oliveira
A Casa de Sandro, de Gustavo Beck
"À Margem Do Lixo", de Evaldo Mocarzel
Br3 (ficção), de Evaldo Mocarzel
Br3 (documentário), de Evaldo Mocarzel
Jantar em Família, de João Villela
Sol na Neblina, de Werner Schumann
Insolação, de Felipe Hirsch e Daniela Thomas
O Sonho Bollywoodiano, de Beatriz Seigner
Sequestro, de Wolney Atalla
Um Dia de Ontem, de Thiago Luciano e Beto Schultz
Natimorto, de Paulo Machline
Um Homem Qualquer, de Caio Vecchio
Os Inquilinos, de Sergio Bianchi
Cabeça a Prêmio, de Marco Ricca
"Reidy, a Construção da Utopia", de Ana Maria Magalhães
Hotel Atlântico, de Suzana Amaral
O Sol do Meio Dia, de Eliane Caffé
Os Famosos e os Duendes da Morte, de Esmir Filho
Solo, de Ugo Giorgetti
27 Cenas sobre Jorgen Leth, de Amir Labaki
O Amor Segundo B. Schianberg, de Beto Brant
Alô, Alô, Terezinha!, de Nelson Hoineff
Caro Francis, de Nelson Hoineff
Inversão, de Edu Felistoque
Sem Fio, de Tiaraju Aronovich
"13 Minutos", de Felipe Briso e Gilberto Topczewski
"A Árvore da Música", de Otavio Juliano
Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo, de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes

Leia mais sobre: Mostra de São Paulo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG