Mostra de São Paulo anuncia filmes finalistas da competição

SÃO PAULO ¿ A organização da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo anunciou neste sábado (31), em coletiva de imprensa, os filmes finalistas da competição, tanto nos gêneros ficção quanto documentário. Entre os concorrentes, estão três produções brasileiras: Bollywood Dream ¿ O Sonho Bollywoodiano e Um Homem Qualquer, em ficção, e o documentário O Abraço Corporativo. Os vencedores do Troféu Bandeira Paulista serão anunciados na próxima quinta-feira, na cerimônia de encerramento do festival.

Marco Tomazzoni |

Divulgação

O uruguaio "Mau Dia para Pescar" é um dos concorrentes do Troféu Bandeira Paulista

O fundador da Mostra, Leon Cakoff, e Renata de Almeida, que dividem a direção do evento, fizeram questão de elogiar a qualidade do júri, que escolherá os premiados. Integram o grupo o cineasta turco Ali Özgentürk ("A Peça da Discórdia"), o sérvio Goran Paskaljevic ("Luas-de-mel"), o diretor ítalo-chileno Marco Bechis ("Terra Vermelha") e a brasileira Suzana Amaral ("Hotel Atlântico"), todos com filmes na programação deste ano. O crítico francês Jean-Michel Frodon, ex-diretor da revista Cahiers du Cinema, completa a lista.

Os filmes concorrentes são todos de cineastas que assinam seu primeiro ou segundo trabalhos, único pré-requisito para a competição. Após os primeiros sete dias da Mostra, os longas mais votados pelo público formam os finalistas que serão avaliados pelos jurados. O caráter democrático do processo foi celebrado de forma unânime pelos presentes.

"É uma experiência diferente, um festival que educa e chama novas pessoas a assistir cinema. Nunca encontrei um sistema assim, em que o público vote antes", disse Özgentürk, premiado na 7ª edição da Mostra, em 1984. "Partilhamos todos a mesma ideia. Devemos trabalhar juntos para dar mais espaço a essas obras tão diferentes e numerosas", completou Frodon.

A maioria dos filmes selecionados têm sessões neste final de semana prolongado, até segunda-feira. Confira a programação no site oficial da Mostra . Veja abaixo a relação dos finalistas:

Ficção
"A Família Wolberg", de Axelle Ropert (França)
"Bollywood Dream ¿ O Sonho Bollywoodiano", de Beatriz Seigner (Brasil)
"Cúmplices", de Frédéric Mermoud (França)
"Dor-Fantasma", de Matthias Emcke (Alemanha)
"Mau Dia para Pescar", de Alvaro Brechner (Uruguai)
"Metropia", de Tarik Saleh (Suécia)
"O Aniversário", de Marco Filiberti (Itália)
"Os Dispensáveis", de Andreas Arnstedt (Alemanha)
"Querido Lemon Lima", de Suzi Yoonessi (EUA)
"Um Homem Qualquer", de Caio Vecchio (Brasil)
"Voluntária Sexual", de Kyong-duk Cho (Coreia do Sul)
"Zero", de Pawel Borowski (Polônia)

Documentário
"Almas Alemãs", de Martin Farkas e Matthias Zuber (Alemanha)
"Kimjongilia", de N.C. Heikin (EUA)
"O Abraço Corporativo", de Ricardo Kauffman (Brasil)
"O Inferno de Clouzot", de Serge Bromberg e Ruxandra Medrea (França)
"Tom Zé ¿ Astronauta Libertado", de Ígor Iglesias González (Espanha)

Leia mais sobre: Mostra de São Paulo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG