Mostra de Cinema de SP divulga finalistas da competição e apresenta júri oficial

SÃO PAULO ¿ A organização da 32ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo anunciou em coletiva de imprensa neste sábado (25) os filmes que irão disputar o troféu Bandeira Paulista, entregue aos vencedores da competição principal nas categorias ficção e documentário. Na ocasião, também foram apresentados os integrantes do júri, composto pelo inglês Hugh Hudson, a iraniana Samira Makhmalbaf, o francês Nicolas Klotz, o alemão Meinolf Zurhost e o brasileiro Jorge Bodansky.

Redação |

Acordo Ortográfico Doze longas-metragens de ficção e seis documentários vão ser avaliados pelos jurados. Os finalistas foram escolhidos pelo público, a partir dos votos entregues após as sessões na primeira semana da Mostra. Todos os competidores são cineastas estreantes, com até dois trabalhos no currículo.

A intenção da Mostra é tornar visíveis e dar destaque a filmes que normalmente não teriam essa chance, explicou Renata Almeida, que divide a direção do festival com Leon Cakoff. Os irmãos Coen, por exemplo, não precisam disso, lotam as salas de qualquer maneira. Se os trabalhos dos estreantes chamarem a atenção, forem comprados por distribuidoras e chegarem ao circuito exibidor, a vitória é nossa. Por isso também a chance aos documentários.

Renata se referia às mudanças no julgamento do gênero documental, que este ano ganhou categoria específica e júri próprio, formado pela diretora Laís Bodansky (filha de Jorge), Heitor Dhalia e o produtor Caio Gullane. Entre os documentários, há dois brasileiros: Fumando Espero, de Adriana Dutra, e KFZ-1348, de Gabriel Mascaro e Marcelo Pedroso. Em ficção, nenhuma produção nacional foi selecionada.

O cineasta francês Nicolas Klotz, cujo filme Questão Humana foi o vencedor do Prêmio da Crítica na 31ª Mostra, defendeu a importância dos festivais para divulgar o trabalho de jovens realizadores e revelou a complexidade da tarefa de escolher o vencedor.

É difícil falar e escrever sobre filmes quase tanto é fazê-los. Espero sempre ser surpreendido. Apóio o cinema de autor, que ainda resiste ao mercado e ao grande sistema comercial de exibição. Por isso é muito bonito ver a presença de jovens diretores nesse festival, eles são o futuro do cinema, disse.

A festejada diretora iraniana Samira Makhmalbaf compartilha com Klotz a opinião de que escolher os vencedores sempre é doloroso. Julgar é muito difícil. Depende do gosto, do histórico de vida de todos os jurados. Alguns filmes mexem com a cabeça, outros com o coração, e outros com as duas coisas, que é o que tento fazer no meu trabalho. O vencedor, no fim, não significa que seja o melhor; representa somente a escolha do júri.

Os ganhadores do troféu serão anunciados na cerimônia de encerramento da Mostra, na próxima quinta-feira (30). Conheça abaixo os finalistas e descubra no site oficial os horários em que eles serão exibidos:

Ficção
As Lágrimas de Minha Mãe ¿ Berlim, Buenos Aires, de Alejandro Cardenas Amélio (Alemanha)
El Regalo de Pachamama, de Toshifumi Matsushita (Bolívia/Japão)
Estranhos, de Erez Tadmor e Guy Nattiv (Israel)
Harrison Montgomery, de Daniel Dávila (EUA)
Machan, de Uberto Pasolini (Sri Lanka, Itália, Alemanha)
Maldeamores, de Carlitos Ruiz e Mariem Perez Riera (Porto Rico)
Moscou, Bélgica, de Christophe van Rompaey (Bélgica)
O Amigo, de Micha Lewinsky (Suíça)
O Estranho em Mim, de Emily Atef (Alemanha)
The Bluetooth Virgin, de Russell Brown (EUA)
Trato é Trato, de Jonathan Gershfield (Reino Unido)
Tulpan, de Sergey Dvortsevoy (Cazaquistão, Alemanha, Suíça, Rússia, Polônia)

Documentário
Conhecendo Andrei Tarkovsky, de Dmitry Trakovsky (EUA, Suécia, Itália, Rússia)
Crianças da Pira, de Rajesh S. Jala (Índia)
Fumando Espero, de Adriana Dutra (Brasil)
KFZ-1348, de Gabriel Mascaro e Marcelo Pedroso (Brasil)
Mais Sapatos, de Lee Kazimir (EUA)
Recurso Intangível Número 82, de Emma Franz (Austrália)

Leia mais sobre: Mostra de São Paulo

    Leia tudo sobre: mostramostra de cinema de são paulo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG