Morte de Ruth Cardoso faz Congresso cancelar sessão

O Congresso decidiu cancelar a sessão solene que seria realizada na manhã de hoje, para celebração dos 20 anos de fundação do PSDB, em homenagem à ex-primeira-dama Ruth Cardoso, falecida na noite de ontem em São Paulo, segundo informações da Agência Senado. A antropóloga sofreu um enfarte fulminante. Ela tinha 77 anos.

Agência Estado |

Nascida em Araraquara, interior de São Paulo, Ruth Cardoso foi um dos primeiros acadêmicos brasileiros a perceber a emergência dos movimentos sociais que abrigavam diversidades - como os feministas, étnico-raciais e de orientação sexual, aos quais ela batizou de novos movimentos sociais. Ela e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso se conheceram na Universidade de São Paulo (USP) e se casaram em 1953.

Em meados da década de 50, ela estudou a imigração japonesa para São Paulo e a transformou em tese universitária. Ainda na fase de transição para a montagem do governo FHC, concebeu a criação do programa Comunidade Solidária. Era doutora pela USP e pós-doutora pela Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. Presidiu o conselho assessor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) sobre Mulher e Desenvolvimento e integrou a junta diretiva da Comissão da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre as Dimensões Sociais da Globalização.

    Leia tudo sobre: ruth cardoso

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG