Mortalidade materna ainda é alta no país, aponta estudo

BRASÍLIA - Apesar da estabilidade nas taxa de mortalidade materna no país, o número de mortes de mulheres em decorrência de causas relacionadas à maternidade ainda é alto no Brasil. As informações constam do estudo Saúde Brasil 2007 divulgado nesta quinta-feira pelo Ministério da Saúde.

Agência Brasil |

Acordo Ortográfico

De acordo com o documento, problemas de saúde direta ou indiretamente ligados à maternidade ocupam o 8º lugar entre as causas de morte entre as mulheres em idade fértil.

Entre as causas diretas estão a pré-eclâmpsia, a eclâmpsia, o trabalho de parto prematuro e a hemorragia, enquanto são consideradas causa indiretas as doenças que afetam a mulher e se complicam com a gestação, como por exemplo, a hipertensão.

À medida em que você melhora a situação de saúde do país, deseja-se que aumentem as [causas] indiretas e diminuam as diretas. No Brasil, o nosso perfil ainda é de que a maioria, 64%, são causas diretas, explica o diretor do Departamento de Análises de Situação de Saúde do Ministério da Saúde, Otaliba Libânio.

Ele ressalta que somados os abortos, mais de 70% das mortes maternas são por causas diretas, o que indica um potencial grande de redução.

Em 2005, foram registradas 53,3 óbitos maternos para cada 100 mil bebês nascidos vivos. No entanto, Libânio, destaca que é necessário aplicar um fator de correção de 1,4 para compensar a sub-notificação, já que morte materna não costuma ser informada no atestado de óbito.

Com isso, taxa sobre para 74,6 mortes a casa 100 mil nascidos vivos, um número bem superior à média nos países com índice baixo, girando em torno de 20 óbitos.

Libânio acredita que é necessário melhorar a assistência pré-natal e a assistência ao parto, para identificar a gravidez de risco e o acompanhá-la. Falta informação, faltam serviços que captem essas gestantes na sua região e às vezes falta qualidade da assistência, conclui o diretor.

Leia mais sobre: mortalidade no Brasil

    Leia tudo sobre: mortalidade no brasil

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG