Morre Tayeb Salih, um dos mais importantes escritores árabes

CARTUM ¿ O romancista sudanês Tayeb Salih, um dos escritores mais importantes da literatura árabe, morreu hoje aos 80 anos, em Londres, após uma longa doença, segundo a agência de notícias sudanesa Sunna, que cita um comunicado da secretaria presidencial do Sudão.

EFE |

Salih, que ganhou fama com o romance "Tempo de Migrar para o Norte", de 1966, nasceu na localidade de Dabba, no norte do Sudão, em 1929.

Neste livro, Salih conta a história de Mustafa Said, um sudanês provinciano que emigra para o Reino Unido, onde passa sete anos antes de retornar a seu país.

Na nota publicada hoje, a secretaria da Presidência sudanesa elogia a rica contribuição do escritor, que divulgou internacionalmente a cultura sudanesa e árabe.

Saleh, que tinha três filhas, se formou em Literatura pela Universidade de Cartum e continuou seus estudos nos anos 50 na Universidade de Londres e Exeter, no Reino Unido.

Além disso, foi professor em seu país natal, antes de ser contratado pela rede britânica "BBC" em língua árabe.

Além de trabalhar para o Ministério da Informação catariano, em seus últimos anos fez parte do departamento de informação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em Paris.

    Leia tudo sobre: literatura

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG