HAVANA ¿ Morreu nesta segunda-feira, aos 76 anos, Orlando Cachaíto López, baixista do Buena Vista Social Club, vítima de complicações após uma operação na próstata, informou o assistente de produção do projeto musical e companheiros de grupo.

O músico, sobrinho do lendário Israel "Cachao" López, faleceu "em um hospital de Havana. Lamentavelmente, tinha vários problemas de saúde", declarou Freddy Fernández, assistente de produção do Buena Vista.

"Eles o operaram da próstata há dez dias. Ele ficou bem, mas depois sua situação se complicou, não sei exatamente com o que. Uma perda irreparávek para a música cubana, é o último que restava de toda uma dinastia de baixistas", disse o percussionista Amado Valdés, também integrante do Buena Vista.

A morte do baixista representa outra dura baixa para o Buena Vista Social Club, que perdeu Francisco Repilado (Compay Segundo) e o pianista Rubén González em 2003, o cantor Ibrahim Ferrer em 2005 e o ritmista "Pío" Leyva, em 2006.

"É uma grande perda para o grupo e para a música cubana, porque era um tremendo baixista e um tremendo companheiro e músico. Como pessoa era excelente companheiro, e sua qualidade musical, inigualável, a verdade", comentou por sua vez Manuel "Guajiro" Mirabal, trompetista do grupo.

"Cachaíto" López Vergara fazia parte do projeto original do Buena Vista Social Club, criado em 1996.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.