Cachaíto López, baixista do Buena Vista Social Club - Brasil - iG" /

Morre Cachaíto López, baixista do Buena Vista Social Club

HAVANA ¿ Morreu nesta segunda-feira, aos 76 anos, Orlando Cachaíto López, baixista do Buena Vista Social Club, vítima de complicações após uma operação na próstata, informou o assistente de produção do projeto musical e companheiros de grupo.

AFP |

O músico, sobrinho do lendário Israel "Cachao" López, faleceu "em um hospital de Havana. Lamentavelmente, tinha vários problemas de saúde", declarou Freddy Fernández, assistente de produção do Buena Vista.

"Eles o operaram da próstata há dez dias. Ele ficou bem, mas depois sua situação se complicou, não sei exatamente com o que. Uma perda irreparávek para a música cubana, é o último que restava de toda uma dinastia de baixistas", disse o percussionista Amado Valdés, também integrante do Buena Vista.

A morte do baixista representa outra dura baixa para o Buena Vista Social Club, que perdeu Francisco Repilado (Compay Segundo) e o pianista Rubén González em 2003, o cantor Ibrahim Ferrer em 2005 e o ritmista "Pío" Leyva, em 2006.

"É uma grande perda para o grupo e para a música cubana, porque era um tremendo baixista e um tremendo companheiro e músico. Como pessoa era excelente companheiro, e sua qualidade musical, inigualável, a verdade", comentou por sua vez Manuel "Guajiro" Mirabal, trompetista do grupo.

"Cachaíto" López Vergara fazia parte do projeto original do Buena Vista Social Club, criado em 1996.

    Leia tudo sobre: cubamúsica

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG