O ator americano Paul Newman, 83 anos, e seus fascinantes olhos azuis se apagaram neste sábado, deixando um legado de clássicos como Butch Cassidy, Desafio à corrupção e A cor do dinheiro.

Fumante inveterado durante vários anos de sua vida, o ator, que sofria de um câncer dos pulmões, faleceu sexta-feira em sua casa de Westport, no estado de Connecticut, anunciou neste sábado sua fundação "Newman's Own".

Nascido em Shaker Heights, Ohio, em 26 de janeiro de 1925, Paul Newman iniciou sua carreira no teatro em 1949. Ele entrou no Actor's Studio em 1952 e obteve seu primeiro papel em Broadway um ano depois com "Picnic", de William Inge.

Em 1956, seu talento explodiu no filme "Marcado pela sarjeta". Apresentado então como um rival de Marlon Brando, ele mostrou toda sua versatilidade ao evoluir, a partir dos anos 60, para papéis mais humorísticos.

Combinando seu magnetismo natural com uma técnica apurada e uma grande desenvoltura, ele triunfou em poucos anos em filmes tão diversos como "Gata em teto de zinco quente" (1958), com Elizabeth Taylor, "Exodus" (1960) ou "Desafio à corrupção" (1961).

Em 1969, ele entrou no círculo fechado das grandes estrelas internacionais com o clássico "Butch Cassidy", ao lado de Robert Redford. Newman brilhou em seguida em "Um golpe de mestre" (1973), "Inferno na Torre" (1974) e "O veredicto" (1982).

Já em 1968, ele passara do outro lado da câmera ao dirigir sua mulher Joanne Woodward em "Rachel Rachel".

Ele recebeu o Oscar de melhor ator por seu papel em "A cor do dinheiro" (1986). Ironicamente, ele recebera no ano anterior um prêmio pelo conjunto de sua obra. Em 1994, a Academia dos Oscars lhe entregou um novo prêmio, por suas atividades humanitárias.

O talento de Paul Newman não se limitava ao cinema. Apaixonado por corridas de automóveis, este pai de seis filhos obteve em 1979 o segundo lugar na corrida das 24 horas de Le Mans.

Ele também desempenhou um papel importante no Movimento pelos direitos cívicos, e participou de várias campanhas do Partido Democrata e de conferências para o desarmamento nuclear.

Ele lançou nos anos 80 uma linha de produtos alimentícios, incluindo vinagretes e molhos para espaguetes. Os lucros arrecadados com esta atividade lhe permitiram financiar várias organizações de caridade.

ghs/yw

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.