Morre fotógrafo americano Cornell Capa, irmão de Robert Capa

O fotógrafo americano Cornell Capa, irmão do célebre fundador da agência fotográfica Magnum, Robert Capa, faleceu nesta sexta-feira, em Nova York, aos 90 anos, anunciou a agência, em Paris.

AFP |

O funeral será privado, mas uma cerimônia em sua homenagem será realizada em 10 de setembro, em Nova York, completou a Magnum.

Cornell Capa, fotógrafo da Magnum desde 1954, fundou em 1974 o Centro Internacional de Fotografia (ICP, International Center of Photography), uma fundação que reúne a obra de seu irmão, entre elas a famosa foto do miliciano morto na guerra civil espanhola.

O ICP é um lugar de encontro para os profissionais do mundo da fotografia e, ao longo de sua existência, organizou centenas de exposições, oficinas e conferências.

Nascido na Hungria, em 1936, juntou-se a seu irmão em Paris, antes de ir morar nos Estados Unidos, no ano seguinte. Empregado da revista "Life", publicou sua primeira foto em 1938 na revista britânica "Picture Post".

Obteve nacionalidade americana em 1944 e, desde então, fez parte da equipe fotográfica da "Life". Após a morte do irmão, em 1954, Cornell Capa assumiu a presidência da Magnum.

Cornell Capa fez várias reportagens ao longo de sua carreira, sobretudo na América Latina e na extinta URSS. Também cobriu várias campanhas eleitorais nos Estados Unidos, entre elas a que levou John F. Kennedy à presidência.

ff/tt/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG