Morre dom Coutinho, o bispo mais velho do Brasil

FORTALEZA - Morreu na manhã desta sexta-feira, em Fortaleza, aos 98 anos, o bispo mais velho do Brasil, dom José Bezerra Coutinho. Ele sofreu uma parada cardíaca. Dom Coutinho era bispo emérito de Fortaleza e diretor pedagógico do Colégio Academos. O velório ocorre na capela de São José e o sepultamento será amanhã pela manhã, na cripta da Catedral Metropolitana de Fortaleza.

Agência Nordeste |

Dom Coutinho nasceu em Capistrano (80 quilômetros de Fortaleza), no dia dez de fevereiro de 1910. Ordenou-se padre em três de dezembro de 1933, em Sobral (240 quilômetros de Fortaleza). Foi vigário nas cidades cearenses de Massapê, Meruoca, São Benedito, diretor do Colégio Farias Brito, presidente da Sociedade Cultural de São Benedito e presidente nacional da Pastoral da Família.

No dia seis de de agosto de 1956, o papa Pio XII o nomeou bispo auxiliar de Sobral. Em 28 de janeiro de 1961, o papa João XXIII o escolheu para bispo de Estância (SE), função na qual permaneceu até primeiro de junho de 1985, quando renunciou por limite de idade, ficando como bispo emérito de Fortaleza até hoje, 07 de novembro, data de seu falecimento.

Leia mais sobre: CNBB

    Leia tudo sobre: cnbb

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG