Morre atriz britânica Jean Simmons

A atriz britânica Jean Simmons, estrela de cinema que encenou a Ofélia, no Hamlet de Laurience Olivier, cantou com Marlon Brando em Guys and Dolls e contracenou com Gregory Peck, Paul Newman e Kirk Douglas, morreu hoje aos 80 anos. Simmons que ganhou o Emmy por sua participação em minisséries na década de 80, morreu em sua casa, em Santa Mônica, segundo informou seu agente Judy Page, ao jornal Los Angeles Times.

Agência Estado |

Ela tinha câncer de pulmão.

Simmons estreou no cinema em 1944 na produção britânica "Give Us the Moon". Depois de pequenas participações em alguns filmes, o diretor David Lean deu ela o papel de Estella, no filme "Great Expectations", de 1946. Dois anos depois, ela atuou na versão de Olivier para Hamlet, premiada pelo Oscar, no qual a atriz foi indicada como melhor atriz coadjuvante. Ela também foi indicada ao Oscar como melhor atriz em 1969, pelo filme "The Happy Ending", antes de seguir carreira em televisão, entre as décadas de 70 e 90. Outras participações importantes incluem: "Elmer Gantry" (com Burt Lancaster), "Until They Sail" (com Newman), "The Big Country" (com Peck), "Spartacus" (com Douglas), entre outros.

A atriz deixou a Grã-Bretanha para viver em Hollywood, acompanhada de seu futuro marido Stewart Granger. Lá eles foram recebidos pelo milionário Howard Hughes, que os levou para se casarem em Tucson, no Arizona. Em entrevista, 1964, ela afirmou ter descoberto na ocasião que "havia sido vendida por J. Artur Rank (produtor britânico) para Hughes", mas disse que nunca foi incomodada por ele. Ao retornar da lua-de-mel, Simmons fez uma série de filmes, que ela classificava como "terríveis".

Simmons acabou processando Hughes para ter direito de atuar em filmes de outros estúdios. Com isso, conseguiu participar de outras filmagens e nos anos 54 e 55 atuou com Marlon Brando. Nos anos 80 e 90, ela seguiu carreira em televisão. A atriz permaneceu casada com Granger até 1960. Depois casou-se com Richard Brooks, com quem teve uma filha. Ela e Brooks se divorciaram em 1977.

    Leia tudo sobre: morte

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG