Morre, aos 83 anos, o ex-ministro Jamil Haddad

Morreu na madrugada desta sexta-feira, aos 83 anos, o presidente de honra do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Jamil Haddad. Ex-ministro da Saúde, Jamil morreu em casa, no bairro da Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro, vítima de enfarte.

iG São Paulo |

Divulgação
Ex-ministro Jamil Haddad

Ex-ministro Jamil Haddad

O velório será realizado na capela 2 do Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro, a partir das 12h. O sepultamento está previsto para as 17h.

Biografia

O médico Jamil Haddad nasceu no Rio de Janeiro, em 2 de abril de 1926. Formado em ortopedia na Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro, Haddad ingressou na vida política em 1962, quando foi eleito deputado estadual pelo então estado da Guanabara.

Haddad foi um dos fundadores do Partido Socialista Brasileiro (PSB), em 1988. Ministro da Saúde no governo Itamar Franco, onde permaneceu até 1993, ele foi o autor do decreto dos medicamentos genéricos.

Em 2003, já no governo Lula, assumiu a direção geral do INCA, cargo que ocupou durante cinco meses, sendo exonerado por pressões políticas.

Em nota, o PSB diz que "Jamil Haddad dedicou toda sua vida pública às lutas democráticas em favor dos trabalhadores, contra a ditadura militar e combatendo as desigualdades sociais. Como militante, trabalhou pela reconstrução e afirmação do socialismo no Brasil".

    Leia tudo sobre: haddad

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG