NOVA YORK ¿ Centenas de desenhos, roteiros, marionetes, maquetes e vestuários originais explorarão a extensa carreira do cineasta e escritor americano Tim Burton, em uma retrospectiva que será inaugurada no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) em 22 de novembro.

Getty Images

Tim Burton em Londres

"Não há nenhum cineasta vivo que possua o sucesso e a reputação de Tim Burton e que tenha escondido tão bem do público seu trabalho completo", afirmou hoje o curador da exposição, Ron Magliozzi, em comunicado de imprensa.

"Ver tantos trabalhos antes inacessíveis e no contexto de um museu servirá para avivar uma apreciação renovada e fresca deste admirado artista", acrescentou.

A exposição, organizada em colaboração com Burton, explora a carreira deste artista desde os trabalhos que criou em sua infância e adolescência na Califórnia até as produções cinematográficas que o levaram ao sucesso.

"Os Fantasmas se Divertem" (1988), "Batman" (1989), "Edward Mãos de Tesoura" (1990), "O Estranho Mundo de Jack" (1993), "Planeta dos Macacos" (2001), "Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas" (2003) e "Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet" (2007) são alguns dos 14 filmes que o museu exibirá na retrospectiva.

"Burton se inspirou na cultura pop e reinventou a maneira de fazer cinema em Hollywood, ao transformar o gênero em uma expressão de sua visão pessoal, por isso que ganhou um público internacional e influenciou uma geração de jovens artistas do mundo do cinema, do vídeo e dos gráficos", explicaram os especialistas.

Mais de 700 objetos raramente ou nunca antes vistos refletirão os 27 anos de carreira do cineasta, com desenhos e esculturas criadas no surrealismo pop e material original produzido durante os filmes, como as cabeças dos extraterrestres de "Marte Ataca!" e os vestidos de época de "A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça" (1999).

A mostra, que ficará aberta até 26 de abril de 2010, será apresentada em conjunto com uma série de projeções de filmes que inspiraram Burton, como "Frankenstein" ou "Nosferatu".

Leia mais sobre: Tim Burton

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.