MoMA exibe projetos arquitetônicos mais utópicos de Nova York

NOVA YORK ¿ O Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) mostra, até 27 de outubro, alguns dos projetos arquitetônicos mais utópicos que, desde os anos 70, tiveram essa cidade americana como inspiração.

EFE |

Trabalho do holandês Rem Kool-
haas inspirou exposição / Reprod

Com o nome de "Dreamland", o museu reúne em uma de suas salas uma série de trabalhos arquitetônicos, em forma de desenhos, pinturas e maquetes, que tiveram na cidade de Nova York, e concretamente na ilha de Manhattan, seu ponto de partida, embora, em alguns casos, sequer tenham sido executados.

O Moma optou por situar como ponto de partida da mostra a figura do arquiteto holandês Rem Koolhaas, que em 1978 publicou o livro "Nova York Delirante" que supõe, segundo o museu, "o anúncio de uma nova era na arquitetura".

Ao chegar em Nova York, Koolhaas ficou surpreendido com o equilíbrio entre desordem e ordenação urbana, algo que mostrou no livro em questão através da análise dos conceitos contraditórios em urbanismo e arquitetura que lhe chamaram a atenção em Manhattan.

Aparecem assim, as referências ao complexo de Coney Island no Brooklyn, ao Rockefeller Center e ao arranha-céu Downtown Athletic Club de Manhattan, lugares que Koolhaas escolheu como os exemplos mais importantes em seu livro.

A exposição, além disso, pretende ilustrar a idéia de Nova York como sonho arquitetônico, já que, segundo seus organizadores, a cidade e concretamente a ilha de Manhattan serviram como modelo para muitos projetos, mas também como "metáfora da complexa relação entre as limitações da realidade e a utopia".

"Nova York se tornou a tela onde eram projetadas as fantasias e as utopias arquitetônicas nos anos 70", explicam os organizadores de uma exibição em que é possível ver como se desenvolveram alguns desses quase oníricos projetos em forma de casas residenciais ou arranha-céus.

O centro da exposição é uma grande maquete na qual estão incluídos vários modelos arquitetônicos para criar uma espécie de cidade fantástica na qual se misturam projetos realizados e outros que ficaram no papel.

Leia mais sobre: arquitetura

    Leia tudo sobre: arquitetura

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG