Modalidade de surf vira moda em Brasília

Longe do mar, brasilienses se tornam adeptos da nova atração do Lago Paranoá: surf com remos, o SUP

Severino Motta, iG Brasília |

Há 1,2 mil quilômetros do mar, Brasília pode não ter ondas, mas conta com seus surfistas do Lago Paranoá . A moda entre os brasilienses é o Stand Up Paddle, ou simplesmente SUP . A modalidade é praticada em grandes pranchas com o auxílio de um remo, sendo possível se remar por quase todo o lago e conhecer a capital do País por um viés que vai além das obras arquitetônicas de Oscar Niemeyer.

Uma variação do surf, a origem do SUP é incerta. Apesar de alguns surfistas americanos reivindicarem a descoberta do esporte, há registros milenares de povos peruanos utilizando o “Caballito de Totora”, uma espécie de canoa de junco já com a utilização de remos.

A reinvenção do SUP, contudo, teve início nos anos 2000, quando os surfistas americanos Laird Hamilton e Dave Kalama iniciaram o esporte para manter a forma. Logo perceberam que a modalidade tinha potencial e passaram a divulgá-la. Alguns anos mais tarde, o Stand Up passou a contar com campeonatos e se disseminou entre os praticantes de esportes aquáticos.

Em Brasília, o SUP vem se desenvolvendo nos últimos quatro anos. Hoje é possível se fazer aulas de surf em pé com remo ou simplesmente alugar pranchas na beira do lago e remar por conta própria nas águas do Paranoá.

    Leia tudo sobre: surf em pésupstand up paddlelago paranoábrasí­lia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG